Na última quarta-feira (01), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou uma lei que abrirá caminho para a renegociação do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para mais de um milhão de brasileiros. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou o alcance significativo da medida.
O que é a renegociação do Fies?
De acordo com a nova legislação, aproximadamente 300 mil pessoas que estão no Cadastro Único (CadÚnico) terão a oportunidade de renegociar suas dívidas com o Fundo. Além disso, aqueles que não estiverem cadastrados também poderão se beneficiar da iniciativa. Os descontos nos valores devidos podem chegar a até 99% em multas e juros acumulados.
Essa medida é voltada para dívidas contratuais de estudantes que vão do final de 2017 e que permanecem em aberto até 30 de junho de 2023. O Fies enfrenta um saldo devedor expressivo, chegando a R$ 54 bilhões e o objetivo é aliviar o fardo financeiro de muitos ex-estudantes, tornando mais acessível o processo de quitação das obrigações do Fies.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98