Brasil
Material Escolar ta mais caro
A diferença nos preços de materiais escolares nas papelarias de Campinas (SP) pode chegar a 497,50%, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município. Além da diferença, o balanço apontou que, em seis das dez papelarias pesquisadas, a variação é superior a 50%.
No levantamento, um modelo de lapiseira pode ser encontrado por R$ 2 e, em outra loja, chegar a custar R$ 11,95, atingindo variação de 497,50%. Já uma caneta esferográfica pode ser adquirida por no mínimo R$ 0,80 ou atingir o valor de R$ 4,50, tendo como porcentagem de variação 429,41%. Para realizar o balanço, o Procon pesquisou 148 preços em 10 papelarias.
Aumento dos preços
Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), os preços de produtos escolares aumentaram cerca de 25% deste ano para 2013. A dona de casa Lara Crivelaro, que tem quatro filhos, conta que se junta à irmã para fazer as comprar e buscar descontos. “Ela tem mais dois e vamos juntas, depois de pesquisar os preços”, explica.
A dona de casa dá, ainda, outra dica para reduzir os custos. “Também não levamos as crianças para fazer a compra. O que os olhos não veem o coração não sente”, revela.
PESQUISAR É O MELHOR
Os pais têm de gastar a sola do sapato e pesquisar nas lojas e até sebos pra encontrar os melhores preços e negócios. “Pra gastar menos, vendi os livros que minhas filhas usaram no ano passado e estou buscando livros usados pra este ano”, falou a professora Luciana Carla
Os comerciantes relatam que muitos consumidores das cidades da região vão para Campinas comprar materiais e acabam desprivilegiando o comércio local. “Infelizmente, perdemos muitas vendas, pois as pessoas vão para Campinas comprar os materiais até mesmo antes de pesquisar na própria cidade”, reclamou.
Mesmo assim, o comerciante tem a expectativa de que as vendas aumentem ao menos 30% em relação ao ano passado. Segundo ele, no ano passado as vendas nesta época do ano triplicaram em relação a 2012.
Orientação
A Fundação Procon – SP orientou os consumidores a reaproveitar o que for possível, verificando itens que restaram do período letivo anterior, antes de saírem comprando. Além disso, a Fundação pontuou que é importante pesquisar preços e guardar materiais publicitários, que contenham promoções e ofertas. Outra dica são as compras coletivas. Algumas lojas concedem descontos para compras em grandes quantidades, por isso, sempre que possível, é bom reunir um grupo de consumidores e negociar um desconto com o estabelecimento.
Os pais também devem ficar atentos para a exigência ilegal da instituição na compra de materiais de uso coletivo, como itens de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz e telefone, por exemplo. A escola também não deve exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra.
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Brasil
Desigualdade de renda no Brasil cai, mas, ainda é discrepante
Em um cenário marcado por mudanças econômicas e sociais significativas, os dados recentes sobre a desigualdade de renda no Brasil surpreendem. Segundo uma edição especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a diferença entre os 10% da população com maiores rendimentos e os 40% com menores rendimentos atingiu o menor patamar já registrado no país.
Menor Diferença de Renda: Um Novo Marco
Em 2023, os 10% da população brasileira com maiores rendimentos domiciliares per capita tiveram renda 14,4 vezes superior à dos 40% da população com menores rendimentos. Essa marca representa uma redução significativa em comparação com anos anteriores e reflete mudanças importantes na estrutura socioeconômica do país.
O Papel dos Programas Sociais e do Mercado de Trabalho
Segundo especialistas, essa diminuição na desigualdade pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo o impacto positivo de programas sociais como o Bolsa Família, que teve sua cobertura e valores ampliados. Além disso, a expansão do mercado de trabalho e o aumento do salário mínimo acima da inflação contribuíram para o aumento da renda dos grupos mais vulneráveis da população.
Um Olhar Sobre os Números
Os dados revelam que a renda média mensal dos 10% da população com maior rendimento foi de R$ 7.580, enquanto os 40% com menor rendimento obtiveram R$ 527. Embora ainda exista uma disparidade significativa entre os extremos da pirâmide de renda, a redução da diferença é um sinal positivo de mudança na distribuição de renda no país.
Desigualdade em Queda, Mas Desafios Permanecem
Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para reduzir ainda mais a desigualdade de renda no Brasil. Ainda assim, os dados recentes indicam um progresso significativo em direção a uma sociedade mais justa e equitativa. O desafio agora é garantir que esse progresso seja sustentável e que todos os segmentos da população possam se beneficiar das oportunidades econômicas e sociais do país.
Brasil
Risco à saúde: Marca de chocolate precisará retirar produtos de comércios após proibição da Anvisa
A Anvisa tomou uma decisão importante e que afeta uma marca de chocolate importante de nosso país. Tudo porque, alguns dos produtos causariam riscos à saúde pela presença de chumbo e metal.
Em julho de 2023, a Anvisa emitiu a resolução 2.724, publicada no Diário Oficial da União (DOU), anunciando essas medidas. Segundo informações, tais substâncias foram encontradas após análises realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
O slotes afetados foram o 09/23 (produto Chocolate em Pó 50% Cacau) e o 10/23 (Chocolate em Pó 100% Cacau), da marca de chocolate Qualicau, que é da empresa Qualicoco.
Até o fechamento desta matéria, a empresa não havia emitido qualquer comunicado ou nota oficial com sua versão sobre a proibição.
Brasil
Lojas físicas das principais operadoras de telefonia podem ser substituídas por atendimento digital
Em reunião, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regula as atividades das operadoras de telefonia no Brasil, aprovou uma mudança que impactará a todos nós, usuários de smartphones, internet e TV.
Desde novembro do ano passado, as empresas de telefonia já podem diminuir o número de lojas físicas e adotar um modelo de atendimento 100% digital. Essa é uma nova regra vista no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC).
Detalhes sobre a mudança referente às operadoras de telefonia
O objetivo, segundo consta, é fazer a atualização da regulamentação para proteção aos consumidores e acompanhar as transformações deste mercado. Além da Anatel, participaram da reunião: entidades de defesa do consumidor, órgãos governamentais e as próprias operadoras, como Claro, Tim e Vivo.
Essas marcas, porém, não terão uma obrigação quanto ao número de lojas que se manterão ou que fecharão as portas. Contudo, as lojas físicas que continuarem, serão obrigadas a oferecer atendimento ao cliente, seja em lojas próprias ou de terceiros que comercializam exclusivamente produtos e serviços das operadoras.
Enfim, a interação entre marca e consumidor mudará, como já era esperado. Os consumidores devem ficar atentos às mudanças e acompanhar as informações fornecidas pelas operadoras para garantir a continuidade dos serviços contratados.
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