
Inverno 2025: o inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira (20), no horário de Brasília, e vai até o dia 22 de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação será marcada por tempo seco, temperaturas acima da média e possíveis episódios de frio intenso em áreas pontuais.
Clima típico da estação: menos chuvas e incursões de ar frio
O inverno é tradicionalmente menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e em partes das regiões Norte e Nordeste. De acordo com o Inmet, a estação também se caracteriza pela menor incidência de radiação solar e pelas frequentes massas de ar frio vindas do sul, que provocam quedas de temperatura, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde as médias podem ficar abaixo dos 22°C.
Essas massas de ar frio podem causar geadas no Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul, além de neve nas áreas serranas do Sul e episódios de friagem em estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.
Neblina e baixa visibilidade
Outro destaque do período são as inversões térmicas durante as manhãs, que favorecem a formação de nevoeiros e névoas úmidas. Isso pode reduzir a visibilidade em estradas, aeroportos e regiões serranas.
Previsão por região
Norte
A previsão é de chuvas abaixo da média na maior parte da região, com exceção do norte de Roraima e do noroeste do Pará e do Amapá, onde pode chover mais. Apesar do tempo seco, friagens pontuais podem ocorrer. A alta temperatura e baixa umidade aumentam o risco de queimadas.
Nordeste
A estação será seca no interior e com chuvas abaixo da média nas demais áreas. O calor predominará, especialmente no sul do Maranhão, onde as temperaturas podem ficar até 2°C acima da média. A presença de águas quentes no Atlântico pode provocar chuvas esparsas na costa leste.
Centro-Oeste
Com o período seco já iniciado em maio, o inverno será marcado por baixa umidade do ar, com picos abaixo dos 20%, e altas temperaturas. O tempo seco favorece queimadas e incêndios florestais.
Sudeste
A previsão aponta para chuvas abaixo da média, com exceções no litoral, onde podem ocorrer pancadas de chuva por causa de frentes frias. A temperatura tende a ficar acima da média, mas com possibilidade de quedas bruscas em dias de entrada de ar polar, podendo haver geadas nas áreas de maior altitude.
Sul
Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o clima deve ter chuvas próximas ou acima da média. Já no Paraná, a previsão é de tempo mais seco. O calor será predominante, mas com ondas de frio pontuais que podem provocar geadas, principalmente em regiões serranas.
Dicas para o inverno:
- Atenção com a baixa umidade: mantenha-se hidratado;
- Evite queimadas, principalmente em áreas urbanas;
- Redobre o cuidado em viagens por rodovias em dias de nevoeiro;
- Proteja-se em dias com queda brusca de temperatura.
O inverno brasileiro em 2024 promete ser de contrastes: mais seco e quente na maior parte do país, mas ainda com possibilidade de frio intenso em momentos isolados.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98