O Ministério da Previdência Social publicou nesta sexta-feira (17) uma portaria que suspende, por seis meses, os bloqueios de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS que não realizaram a prova de vida. Esse procedimento é utilizado para confirmar que o beneficiário está vivo e apto a receber o benefício.
A suspensão vale a partir de 1º de janeiro de 2025 e pode ser prorrogada pelo mesmo período. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reforçou que, ao contrário de informações falsas divulgadas recentemente, a prova de vida obrigatória pelos beneficiários não será retomada.
“O dever de comprovar que os beneficiários estão vivos é do INSS, que tem realizado o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca ampliar as parcerias para melhorar esse processo”, afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
Desde 2023, cabe ao INSS verificar a situação dos beneficiários, eliminando a necessidade de aposentados e pensionistas irem até as agências para realizar a prova de vida. Segundo o órgão, o cruzamento de informações tem sido eficaz: até 23 de dezembro, 34,6 milhões de beneficiários, de um total de 36,9 milhões, tiveram seus dados atualizados automaticamente.
INSS faz alerta contra golpes
O INSS também alertou os beneficiários sobre possíveis golpes. A instituição não envia servidores às residências nem mensagens por celular para realizar a prova de vida. Golpistas têm utilizado essas abordagens para roubar dados e cometer fraudes, como contrair empréstimos em nome das vítimas. Beneficiários devem permanecer atentos e desconfiar de contatos suspeitos.
Fonte: Agência Brasil
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98