13 de junho de 2024
Brasil

O que se comemora no feriado de Corpus Christi?

feriado de Corpus Christi

O feriado de Corpus Christi, que acontece hoje (30), é uma celebração da Igreja Católica que comemora a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. A expressão, que é em latim e significa “Corpo de Cristo”.

Este feriado contém procissões, missas e adorações ao Santíssimo Sacramento, onde os fiéis expressam sua fé na transubstanciação, a crença de que o pão e o vinho consagrados se tornam o corpo e o sangue de Cristo.

Mais detalhes sobre o feriado de Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que é o primeiro domingo após o Pentecostes, aproximadamente 60 dias após a Páscoa.

As procissões costumam envolver ruas enfeitadas com tapetes de flores, serragem colorida e outros materiais, por onde passa a Hóstia consagrada, simbolizando a presença de Cristo entre os fiéis.

Corpus Christi foi instituído pelo Papa Urbano IV em 1264, inspirado pelas visões da freira agostiniana Juliana de Cornillon, que pediu uma festa especial em honra à Eucaristia. Este feriado é celebrado com particular entusiasmo em países de tradição católica, como Portugal, Espanha, Brasil e vários países da América Latina.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98