20 de maio de 2024
Brasil

Engajamento jovem em eleições municipais bate recordes

eleições

A poucos dias para o encerramento do cadastro eleitoral, previsto para 8 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou um número significativo de jovens entre 16 e 17 anos que se alistaram para votar nas eleições municipais de 2024. Especificamente, 480 mil jovens realizaram o alistamento entre janeiro e março, e espera-se que este número aumente, já que ainda não foram contabilizados os dados de abril e os primeiros dias de maio. Este crescimento já supera em 14% o engajamento observado nas eleições de 2020, marcando um recorde histórico para este segmento.

Desde o início do ano, o TSE contabilizou mais de um milhão de novos títulos emitidos e 818 mil transferências de domicílio eleitoral. O prazo final para regularização cadastral é 8 de maio, com as eleições agendadas para 6 de outubro, abrangendo mais de 5,5 mil municípios. “Votar é um ato transformador e fundamental para a democracia”, comenta Antônio Carlos Souza de Carvalho, advogado e assessor de campanhas eleitorais. Ele ressalta a importância da participação eleitoral tanto para votar quanto para se candidatar futuramente.

A justiça eleitoral destaca que jovens de 15 anos já podem solicitar seu título, desde que completem 16 anos até 2 de outubro, data da eleição. Para atualizações cadastrais, transferências e emissões de segunda via (que também podem ser realizadas online através do aplicativo e-Título), o prazo máximo é 10 dias antes do pleito.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98