Brasil

Cinco Lendas do Folclore Nacional

Hoje, dia 22 de Agosto, é celebrado o dia Nacional do Folclore. A data, que é comemorada desde 1965, tem como objetivo preservar esse patrimônio. São homenageados os criadores, os personagens, bem como as histórias que deram origem a essas mitologias.

Você conhece alguma? Nesta postagem, vamos relembrar 5 lendas do nosso amado folclore.

O que consistem os folclores?

Muita gente pensa que o folclore trata somente de personagens fictícios, porém, as manifestações representam a cultura popular, sendo parte da identidade de um determinado povo ou região. Entram no pacote:

  • Costumes;
  • Crenças;
  • Mitos;
  • Contos;
  • Lendas.
  • Literaturas;
  • Músicas;
  • Festas;
  • Artesanato;
  • Arquitetura;
  • Danças.

Tem a ver com a miscigenação de três povos: os indígenas, africanos e portugueses e surge enquanto o Brasil ainda estava colonizado. Abaixo confira uma das grandes lendas dessa mitologia.

Boitatá (Origem indígena)

A primeira menção ao Boitatá se deu em 1560,em cartas do jesuíta José de Anchieta. Para os índios, o ‘Coisa de Fogo’ mora no fundo dos rios. Sendo único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a Terra, o ser mítico escapou entrando em um buraco.Lá ficou e, com o passar do tempo, seus olhos crescessem para enxergar no escuro.

Curupira (Origem Indígena)

Conhecido também como Caipora, Curupira é um protetor das matas e dos animais silvestres. Ele  é representado por um pequeno ser de cabelos vermelhos e compridos, com os pés virados para trás.

Usa esse artifício para despistar seus caçadores e malfeitores, criando rastros falsos e deixando pegadas no sentido contrário. Além disso, ele pune todos que desrespeitam sua amada mãe natureza.

Mula sem cabeça (Origem Europeia)

A Lenda é Hispânica, cuja versão mais popular é a de uma mulher que dormiu com um padree sofreu a maldição de se transformar em uma mula sem cabeça em cada passagem de quinta para sexta-feira ou em uma encruzilhada.

Saci-pererê (Origem Europeia)

Uma provável importação portuguesa, o saci é um menino negro de uma perna só e, conforme a região, é designado como um ser maligno ou simplesmente travesso. Ele se manifesta como um pequeno redemoinho na mata.

Boto (Origem Mista)

Essa lenda surgiu na região amazônica, sendo representada por um homem jovem, muito bonito e charmoso e que encanta as mulheres em bailes e festas. Conquistando-as, ele as engravida e volta à beira do rio antes da madrugada chegar para voltar a ser o boto.

Iara (Origem mista)

Relatada no Brasil desde o século XVI, Iara se chamava Ipupiara, um homem-peixe que levava pescadores para o fundo do rio, onde os devorava. Porém ao longo do tempo, as pessoas a transformaram em uma sereia que enfeitiça os pescadores com sua beleza e seu canto, levando-os para o fundo das águas.

Celebre essas lendas e conheça mais sobre nosso país sobre nossa cultura. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado comentem e compartilhem em suas redes sociais.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo