Se for comprar um celular usado, fique atento, pois o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, acaba de publicar a regulamentação do CNCR (Cadastro Nacional de Celulares com Restrição). Integrado ao aplicativo Celular Seguro, o sistema permite que qualquer pessoa verifique se um aparelho usado foi roubado, furtado ou extraviado antes de comprá-lo.

Como verificar se o celular usado não foi roubado ou furtado?
A consulta é pública, gratuita e pode ser feita através deste LINK. O CNCR reúne dados de três fontes: o próprio Celular Seguro (onde o cidadão registra a perda ou roubo), a Anatel (via Cadastro de Estações Móveis Impedidas – CEMI) e a Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO). O sistema não substitui o boletim de ocorrência nem o bloqueio feito pela operadora, mas amplia a segurança ao fornecer mais uma ferramenta de verificação — tudo respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A consulta segue estes passos:
- Acesse o app Celular Seguro e selecionar a opção “Celulares com Restrição”
- Digite o número IMEI do celular (que pode ser obtido digitando *#06# no aparelho) ou escanear o código de barras
- Se o aparelho estiver livre de qualquer restrição, a informação será exibida na hora — mas se houver algum impedimento, o comprador será alertado imediatamente.
Com o CNCR, o governo espera desestimular a compra e venda de celulares com origem criminosa, facilitar a recuperação de aparelhos perdidos ou roubados e reforçar a segurança pública. A base está em constante atualização, o que torna a ferramenta ainda mais eficaz para quem quer comprar com responsabilidade e evitar dor de cabeça.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









