Brasil

Anvisa suspende alimentos da marca Fugini

A Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini, produzidos pela empresa Fugini Alimentos Ltda. (CNPJ 00.588.458/0001-03) na sua fábrica localizada em Monte Alto (SP).  

A medida foi publicada no dia 27 de março, por meio da Resolução – RE 1028/2023. A suspensão da comercialização, da distribuição e do uso é válida apenas para os produtos em estoque na empresa. Os principais alimentos fabricados pela empresa são molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maioneses e mostardas.

A medida é preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária conjunta realizada pela Anvisa, pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e pela Vigilância Sanitária municipal de Monte Alto (SP). Na ação, foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade, entre outras. Essas falhas podem impactar a qualidade e a segurança do produto final. 

 A suspensão da fabricação ficará válida até que a empresa adeque o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação. 

Agosto de 2021

Em agosto de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma fiscalização na Fugini Alimentos Ltda, empresa brasileira que produz alimentos em conserva. Como resultado, uma linha de produção da empresa foi interditada devido à presença de bactérias do gênero Clostridium em um lote de molho de tomate da marca Fugini, o que poderia causar intoxicação alimentar.

A Fugini emitiu um comunicado se comprometendo a colaborar com as autoridades e tomar as medidas necessárias para garantir a qualidade e segurança de seus produtos.

A empresa também recolheu os lotes de molho de tomate afetados pelo problema e adotou medidas corretivas para resolver a situação. Em setembro de 2021, após nova inspeção, a linha de produção foi liberada pela Anvisa.

A Fugini também informou que estava revisando seus processos de produção para assegurar a segurança e qualidade de seus produtos.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...