Com o avanço da tecnologia automotiva, os consumidores estão cada vez mais atentos às especificações técnicas dos pneus. Entre os indicadores mais observados está o índice Treadwear, usado para estimar a durabilidade dos pneus. Porém, especialistas alertam que esse número pode não refletir as condições reais das ruas e estradas brasileiras.
Segundo Hugo Issao Terazaki, Gerente de Serviços Técnicos da Dunlop Pneus, o Treadwear deve ser apenas um dos critérios na escolha.
“O índice Treadwear pode ajudar o consumidor a fazer uma seleção prévia de produtos antes da compra, mas escolher o pneu apenas pelo maior Treadwear, sem considerar fatores avaliados pelo INMETRO, pode gerar desapontamento tanto na durabilidade quanto no desempenho”, explica.
O que é o índice Treadwear e como ele funciona
Criado nos Estados Unidos na década de 1970, o Treadwear faz parte do sistema UTQG (Uniform Tire Quality Grading), que mede a resistência ao desgaste entre modelos de um mesmo fabricante.
Os testes são feitos em pistas lisas, sob temperaturas controladas entre 15°C e 25°C, com velocidade constante e sem interferências externas — condições bem diferentes da realidade brasileira.
Por que o Treadwear não reflete o uso no Brasil
O clima tropical brasileiro, com asfalto que pode chegar a mais de 40°C, somado à alta umidade, buracos, lombadas e tráfego intenso, acelera o desgaste dos pneus.
Além disso, o estilo de condução urbana, com paradas e arrancadas constantes, frenagens bruscas e veículos sobrecarregados, cria um ambiente que o teste norte-americano não reproduz.
Essas diferenças fazem com que pneus com índice Treadwear alto, teoricamente mais duráveis, nem sempre ofereçam o melhor custo-benefício no Brasil.
Como o INMETRO avalia os pneus no país
Diferente dos Estados Unidos, o INMETRO não utiliza o Treadwear para certificação.
O foco está em critérios mais relevantes para as estradas nacionais, como:
- Resistência ao rolamento (eficiência energética);
- Aderência em pista molhada;
- Ruído externo.
Tecnologia nacional e garantia ampliada da Dunlop
Para atender às condições brasileiras, a Dunlop Pneus investe em tecnologias locais, como a produção sem emendas na borracha, realizada em sua fábrica no Paraná.
“Nosso objetivo é oferecer produtos desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro”, destaca Fábio Torres Klabacher, Gerente de Vendas e Marketing da Dunlop. “Investimos em inovação nacional e garantias que reforçam nossa confiança no desempenho dos pneus.”
A empresa oferece garantia de cinco anos e o programa Garantia Mais, que cobre cortes, bolhas e furos por até seis meses ou 10 mil quilômetros.
Escolha consciente e adaptada à realidade brasileira
Na hora de comprar, o consumidor deve considerar seu estilo de direção, o tipo de via em que circula e as garantias do fabricante.
Avaliar critérios técnicos adaptados ao Brasil pode evitar frustrações e garantir mais segurança e economia no uso diário.
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