Publicidade
Automóvel

O que esperar da Honda Tornado 300 2025

A nova Honda Tornado 300 2025 chegou ao Brasil trazendo o renascimento de um clássico das motos trail. Com um design moderno e um conjunto completamente reformulado, o modelo promete ser uma opção robusta para os amantes de aventuras on-road e off-road. Mas será que vale a pena? Testamos a moto nas desafiadoras estradas de Urubici, Santa Catarina, e contamos aqui nossas primeiras impressões.


O Renascimento da Tornado

A Honda XR 250 Tornado marcou época, mas saiu de linha para dar espaço à XRE 300. Agora, com o retorno da linha Tornado, a Honda aposta na mesma proposta aventureira, mas com um projeto completamente novo.

A nova Tornado 300 compartilha a base mecânica da Sahara 300, mas traz ajustes para um uso mais focado no off-road. O modelo se diferencia pelo acerto ciclístico e uma ergonomia que favorece a pilotagem em terrenos irregulares.


Pilotagem nas Serras Catarinenses

A região de Urubici, em Santa Catarina, foi o cenário ideal para testar a nova Tornado 300. Com estradas sinuosas, subidas desafiadoras e trechos off-road, a moto demonstrou excelente desempenho. Destacam-se:

  • Suspensão dianteira telescópica com curso de 245 mm, proporcionando boa absorção de impactos.
  • Suspensão traseira monoamortecida com ajuste de pré-carga, garantindo estabilidade.
  • Motor monocilíndrico flex de 293,5 cc, com 24,8 cv de potência e torque responsivo.

Durante o teste, encaramos trechos de terra batida, atravessamos riachos e rodamos por estradas em obras cheias de pedregulhos. A Tornado 300 se mostrou robusta e eficiente, absorvendo bem as irregularidades do terreno.


Motor e Desempenho

O motor da Tornado 300 é derivado da Twister e da Sahara, mas com algumas diferenças. A relação de transmissão foi ligeiramente alongada, com uma coroa de 39 dentes (contra 40 da Sahara), o que melhora a distribuição de força.

A velocidade máxima declarada pela Honda é:

  • 128,1 km/h com gasolina
  • 129,4 km/h com etanol

O consumo fica na média de 29,8 km/l (gasolina) e 22 km/l (etanol). Durante os testes, a moto mostrou-se ágil e responsiva, sem exigir trocas constantes de marcha.


Câmbio e Freios

A Tornado 300 vem equipada com câmbio de 6 marchas, embreagem assistida e deslizante, proporcionando trocas suaves e seguras.

Os freios também merecem destaque:

  • Disco de 256 mm na dianteira
  • Disco de 220 mm na traseira
  • Sistema ABS de dois canais para evitar travamentos

O ABS está bem calibrado para rodagem na terra, mas um ponto negativo é que ele não pode ser desligado na roda traseira, o que seria desejável para pilotagem off-road.


Conforto e Ergonomia

O assento da Tornado 300 é fino e prioriza a pilotagem off-road, favorecendo a movimentação do piloto na terra. No entanto, para viagens longas, pode ser menos confortável do que o da Sahara 300.

A altura do assento é de 890 mm, o que pode dificultar a pilotagem para motociclistas mais baixos. No entanto, as pedaleiras oferecem bom apoio e aderência.


Vale a Pena Comprar a Tornado 300?

A Honda Tornado 300 2025 entrega uma experiência de pilotagem ágil e equilibrada. Com um conjunto redondo e robusto, é ideal para quem busca uma moto versátil para o dia a dia e aventuras na terra.

O preço inicial é de R$ 27.690, podendo variar conforme a região. Comparada à Yamaha Lander 250, a escolha dependerá do orçamento e do tipo de uso pretendido.

Se você busca uma moto leve, resistente e pronta para desafios, a Tornado 300 é uma excelente opção.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.