Fábrica da JLR em Itatiaia: 400 empregos em risco

A JLR suspendeu as operações em sua planta localizada em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, após completar a produção programada para o ano. Essa unidade, a primeira do grupo britânico instalada fora do Reino Unido, segue sem confirmação de novos modelos nacionais e está atualmente em revisão estratégica.
Unidade em Itatiaia: Perspectivas incertas após ciclo de produção encerrado

Nos primeiros meses deste ano, a planta produziu o Discovery Sport e o Range Rover Evoque, mas a produção do Discovery Sport será descontinuada globalmente, enquanto o Evoque viu sua participação na linha brasileira ser reduzida, focando agora em SUVs importados maiores.
A unidade emprega cerca de 400 pessoas, com trabalhadores administrativos ainda em suas funções enquanto a equipe de produção participa de treinamentos e reciclagens. A manutenção da equipe é crucial para preservar saberes da indústria enquanto a empresa busca novas possibilidades para a planta.
Com capacidade para fabricar até 25 mil veículos anualmente, a fábrica poderia reabrir rapidamente, desde que surgisse um novo projeto, mas essa limitação pode impactar fabricantes que buscam aumentar sua oferta no mercado brasileiro e expandir as exportações.
A Omoda & Jaecoo está avaliando a estrutura da planta, embora sem anunciação de uma decisão. Uma operação futura poderia envolver a fábrica para preparar uma nova linha até que a construção de um espaço maior seja concluída, dependente de negociações e adaptações.
Desafios da JLR em Itatiaia: Futuro incerto para 400 empregos
Esse cenário ilustra os riscos enfrentados por fábricas que dependem de poucos modelos e assimetria na produção. Quando um veículo perde espaço ou deixa de ser fabricado, o local precisa de uma nova plataforma para se manter ativo, mas a falta de continuidade pode resultar em equipamentos e profissionais sem atividade regular.
A distribuição da JLR no Brasil agora se apóia fortemente em modelos importados, como o Defender e o Discovery, que são enviados da Eslováquia, e a linha Range Rover, vinda do Reino Unido, com todos os veículos oferecendo algum nível de eletrificação, seja por sistemas híbridos leves ou híbridos plug-in.
O futuro da fábrica em Itatiaia determinará se uma unidade já existente consegue rapidamente integrar um novo projeto ou parceiro. Esse processo não se limita à propriedade das instalações, afetando diretamente empregos, fornecedores, receitas e a capacidade do Rio de Janeiro em manter a produção automotiva em sua área.
Fonte: Alpha Autos
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
NEGOCIA HORTOLÂNDIA 


