15 de maio de 2024
Nossa Cidade

Prefeitura orienta motoristas sobre trânsito durante obras no Centro

Motoristas devem ficar atentos à ruas interditadas e optar por rotas alternativas

Obras (instalação de aduelas de drenagem) próximo ao Shopping Hortolândia

Para orientação de motoristas que precisam passar pela região central de Hortolândia nos próximos dias, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana, informa os locais onde são realizadas obras com interdição de trânsito no Remanso Campineiro. O motorista deve utilizar rotas alternativas, de acordo com a região da cidade onde precisa chegar. Já para quem, inevitavelmente, precisará passar pelo Centro, é necessário ficar atentos aos desvios do trânsito.

Há duas grandes obras em andamento. Na rua José Camilo de Camargo, em frente ao Shopping Hortolândia, a Secretaria de Obras realiza a instalação de aduelas de drenagem de águas pluviais, ação que vai acabar com as enchentes na região central. A obra, estimada em R$ 3,118 milhões, prevê a abertura do pavimento de ruas importantes, como a Luiz Camilo de Camargo, Antônio Bernardes e Euclides Pires de Assis, para a colocação dos tubos, que medem quatro metros quadrados.

Para que os impactos no tráfego e no comércio local sejam os menores possíveis, a Prefeitura realizará a obra por trechos: a rua será aberta num espaço delimitado, a tubulação implantada e o pavimento refeito. A partir daí, a obra avança para o próximo trecho, repetindo as etapas. Na próxima semana, o serviço acontece na fase 1, com trânsito interditado na rua José Camilo de Camargo, entre as ruas Luiz Camilo de Camargo e Pietro Rocchi. Este deve ser um dos trechos mais demorados de obras, uma vez que a tubulação precisará ser sobreposta pela rede de abastecimento de água da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A previsão é que o serviço avance para a próxima etapa em 15 dias. Enquanto isso, quem precisar ir até o Shopping Hortolândia, pode utilizar a entrada pela rua João Blumer.

Alguns metros adiante, a Prefeitura finaliza a obra de implantação da Rotatória do São Vicente. A rotatória, orçada em R$ 900 mil, interligará as ruas Zacarias Costa Camargo, Argolino de Moraes, Avenida Anhanguera e a rua Dois do Jardim das Paineiras, sem a necessidade de semáforo para disciplinar o trânsito.

O novo sistema viário, que seria liberado para o tráfego nesta sexta-feira (23), sofreu atrasos no serviço de pavimentação devido à uma intercorrência: durante a madrugada, o local foi utilizado indevidamente para racha entre veículos, o que danificou o preparo do solo, que receberia a pavimentação na manhã de sexta-feira. Como parte do serviço precisou ser refeito, a pavimentação aconteceu no período da tarde. Neste final de semana, a Secretaria de Planejamento Urbano fará a sinalização do trecho, que será liberado para a passagem de veículos na segunda-feira (26).

Até a liberação do tráfego, quem estiver na região central e precisar ir até o bairro Nova Hortolândia, deve evitar o Viaduto 17 de Abril. A alternativa é seguir a Luiz Camilo de Camargo até a altura do Supermercado Paulistão (que teve o tráfego liberado em mão dupla, provisoriamente), descer a rua Caetano Basso (que está com a direção de transito invertida) e acessar a rua Argolino de Moraes, de onde é possível chegar à Vila Real pela avenida São Francisco de Assis. O caminho inverso, para quem vem do bairro Nova Hortolândia em direção ao Centro, deve ser pela avenida São Francisco de Assis, até a rua Luiz Camilo de Camargo.

Quem puder evitar a região central, deve usar vias alternativas para chegar às regiões da cidade: a avenida Olívio Franceschini é uma boa opção, pois sai da Avenida da Emancipação e permite acesso à Avenida Santana, que segue tanto para o Jardim Amanda quanto para a Vila Real.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98