21 de maio de 2024
Nossa Cidade

Prefeito leva “pacote de obras” para Artesp

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Diretor da Agência confirma início das obras do novo trevo da cidade, no quilômetro cinco da rodovia SP-101, para julho

Aperfeiçoar a SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença) para que o trânsito de Hortolândia seja mais seguro e a mobilidade urbana contribua para uma melhor qualidade de vida a seus moradores. Com esse objetivo, o prefeito Angelo Perugini se reuniu com o diretor geral da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Giovanni Pengue Filho, segunda-feira(13), na sede do órgão em São Paulo.

A reunião foi intermediada pelo deputado Cauê Macris, que participou do encontro, ao lado dos secretários municipais de Hortolândia, Atílio André Pereira (Mobilidade Urbana), Ananias José Barbosa (Inclusão Social) e Carlos Roberto Prataviera Júnior (Gestão Estratégica).

Perugini levou um “pacote de obras” contendo seis reivindicações para a Agência de Transportes, cujo trabalho acompanha e fiscaliza a atuação das concessionárias de rodovias do Estado e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

A maior parte dos pedidos se refere às intervenções viárias no trajeto da Rodovia Francisco Aguirre Proença (SP 101), que corta Hortolândia. “A SP-101 é parte da história de nascimento e crescimento de Hortolândia. Nossa ação tem como objetivo reduzir o número de problemas que a rodovia provoca aos moradores da cidade”, afirmou o prefeito, logo após a reunião.

Segundo dados da Prefeitura, em 2016, ocorreram 25 acidentes com mortes no município. Sendo que, oito deles foram na SP-101. Nas margens da rodovia, ficam os principais bairros da região do Rosolen e do Jardim Amanda e parte da região do Santa Clara.

Intervenções
O diretor geral da Artesp, Giovani Pengue Filho, informou que o novo trevo de Hortolândia, que será construído no quilômetro cinco da rodovia, terá início em julho. Segundo ele, a Artesp pretende entregar a obra junto com o prolongamento que passará pelo Nova América e Parque Perón, cuja responsabilidade é da EMTU. A obra é parte do Corredor Metropolitano Noroeste, que terá seqüência após a ponte estaiada, passando pelo Nova América, até chegar à SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio. O Corredor, que ligará Campinas e Santa Bárbara d´Oeste, atenderá cerca de 80 mil pessoas somente de Hortolândia e Sumaré.

O prefeito de Hortolândia falou ainda sobre as vias marginais da SP-101, principalmente, as do Jardim Amanda, Santa Esmeralda e Rosolen. O diretor garantiu que os esforços da Artesp são para que as obras de vias marginais, que são de responsabilidade da concessionária da rodovia, sejam iniciadas ainda este ano.

O cruzamento da Rodovia dos Bandeirantes com a SP-101 é outro ponto de reivindicações. No local, faltam duas alças de acesso. A ausência desses equipamentos provoca congestionamentos e para o trânsito na entrada da cidade, no trecho da SP-101 entre a Bandeirantes e o trevo da empresa EMS. Os veículos que estão na Bandeirantes e precisam se dirigir a Monte Mor têm que sair da rodovia, entrar na SP-101, rodar por quatro quilômetros, para depois retornarem sentido à cidade vizinha. A Artesp vai analisar o problema e dar encaminhamento para o caso, segundo o diretor.
A duplicação da ponte da Avenida Santana sobre a Rodovia dos Bandeirantes também foi apresentada pelo prefeito. A avenida liga a região central de Hortolândia ao Jardim Amanda.

Outro tema discutido foi a possibilidade do terminal rodoviário, previsto para ser construído no Jardim Terras de Santo Antonio, ser transferido para a região do Jardim Rosolen. A ideia acompanharia a construção de um viaduto sobre a SP-101, que melhoraria o acesso ao bairro e, com as marginais melhoraria a segurança na rodovia. A sugestão foi bem recebida e será analisada pela Agência.

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