A turma do 3º ano A da EMEF João Calixto promoveu um Estudo do Meio com foco na nascente do Rio Jacuba, localizada próxima à unidade escolar. A atividade partiu de uma proposta da professora, após a turma tomar conhecimento da proximidade do local.
Na primeira aula, a professora fez um levantamento prévio dos conhecimentos das crianças. Segundo o relato, elas conheciam o local, mas não a nascente nem sua importância.
Estudo do Meio sobre a nascente do Rio Jacuba
Para ampliar o entendimento sobre a nascente do Rio Jacuba, uma equipe escolar visitou o local e registrou imagens para que as crianças pudessem visualizá-lo. Também foram apresentadas fotos históricas e reportagens sobre as obras de recuperação da nascente.
Depois, houve uma atividade dinâmica com visita ao local e participação de familiares. Durante a visita, as crianças registraram desenhos sobre o que observaram.
Com base nessas experiências, junto à professora, os alunos elaboraram uma reportagem para a exposição no Literalendo, reunindo as descobertas em um painel.
De acordo com o texto divulgado, a experiência valorizou o patrimônio natural e cultural da cidade e destacou a importância dos recursos hídricos para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental e histórica sobre o local onde vivem.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98







NEGOCIA HORTOLÂNDIA
Natura Aura Alba Dourada
G2 Contabilidade
Grand Theft Auto VI
Cinema em Hortolândia