No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data celebrada em 21 de setembro, a Randstad, consultoria líder global de soluções de recursos humanos, reforça seu compromisso com a inclusão e anuncia que deve contratar 700 novos profissionais no último trimestre de 2023 – o dobro de vagas já preenchidas neste ano. As oportunidades são, principalmente, para os segmentos das indústrias – automotivas, farmacêuticas, além de logística, varejo, startups, tecnologia.
Leticia Krauskopf, Gerente de Operações da Randstad Brasil, explica que há uma desigualdade no mercado em relação ao número de profissionais com deficiência desempregados e a demanda de vagas ofertadas: “Muitas vezes os profissionais com deficiência possuem todas competências necessárias, que chamamos de soft skills, mas algumas exigências mais técnicas – as hard skills, acabam excluindo parte deles nos processos seletivos, principalmente os que tiveram menos oportunidades. Por isso, a adoção das vagas afirmativas se faz necessária diante dessa disparidade do alto índice de pessoas com deficiência fora do mercado, pois ajudam as empresas a identificar e contratar esses profissionais”.
Silvia Beduschi, deficiente auditiva e recrutadora da Randstad Brasil, compartilha como é o seu dia a dia contratando e entrevistando os candidatos deste marcador, e relata sua experiência: “Vejo que o maior desafio é encontrar empresas dispostas que entendam que, para garantir um ambiente mais equitativo e diverso, é necessário realizar formação e desenvolvimento dessas pessoas com deficiência, oferecendo capacitação, mentorias, criação de grupos de afinidade, preparando seus colaboradores, ambientes físicos e digitais para recebê-los. Aqui na Randstad, fico feliz que tive a oportunidade de me desenvolver e de contribuir diariamente contratando pessoas com deficiência que fazem a diferença no mercado.”
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é data instituída pela Lei nº 11.133/2005, e tem como objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, incluindo o mercado de trabalho. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, no mês de agosto deste ano, o projeto que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015) para tratar das informações do Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro Inclusão), com o objetivo do PL 268/2020 para facilitar a busca de empresas por trabalhadores com deficiência, projeto que agora está em análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de acordo com a Agência Senado.
As vagas afirmativas estarão disponíveis a partir do mês de outubro. Para se candidatar, os profissionais interessados poderão se inscrever pelo link
Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98