Complexo tecnológico no interior paulista oferece cinco pistas e infraestrutura completa de alta confidencialidade para montadoras e fabricantes do setor automotivo.
Destaques da Notícia
- Aporte milionário: Mercedes-Benz e Bosch consolidaram a infraestrutura do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI) com investimento conjunto de R$ 130 milhões.
- Estrutura de ponta: O espaço de 400 mil m² conta com cinco pistas de padrão internacional e sete oficinas independentes focadas na confidencialidade dos testes.
- Foco em tecnologia: O complexo é voltado para a homologação de sistemas de segurança ativa, testes de eficiência energética e validação de tecnologias de condução autônoma.
A Mercedes-Benz e a Bosch anunciaram a consolidação da infraestrutura do Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis (CTVI), localizado no interior de São Paulo. Com um investimento conjunto de cerca de R$ 130 milhões, o complexo passou por expansões e agora oferece um ambiente completo para o desenvolvimento, avaliação e homologação de novos produtos voltados para a indústria automotiva nacional e internacional.
Como funciona a estrutura de testes e as oficinas do CTVI
O complexo foi projetado para atender fabricantes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves, máquinas agrícolas e autopeças de todas as marcas. Para garantir a total privacidade e confidencialidade das empresas integradas aos testes, o espaço dispõe de sete oficinas independentes e isoladas entre si com controle de acesso individualizado. Duas delas são estruturadas especificamente para veículos comerciais de grande porte, enquanto as outras cinco atendem a linha de veículos de passeio.
Quais são as pistas disponíveis no complexo de Iracemápolis
Instalado em uma área total de 400 mil m², o CTVI conta com cinco pistas que seguem rígidos padrões internacionais de engenharia automotiva:
- Oval de Alta Velocidade: Traçado com 2,6 km de extensão para testes de velocidade constante.
- Comfort Lanes: Trechos com diferentes tipos de pisos para avaliação de suspensão e ruído interno.
- Vehicle Dynamics Area: Uma grande área com 88 mil m² de asfalto plano para testes de estabilidade.
- Medição de Frenagem: Faixas equipadas com sistema de irrigação para testes de aderência e frenagem no molhado.
- Pista Pavimentada de Dirigibilidade: Rota de 1,7 km composta por curvas e elevações para análise de dinâmica veicular.
Quais tecnologias de segurança e condução são avaliadas no centro
De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Denis Güven, e o CEO da Bosch América Latina, Gastón Diaz Perez, o centro funciona como uma base tecnológica essencial para o avanço da segurança viária e da eficiência energética. A pavimentação de alta precisão do local simula estradas reais, permitindo a validação de recursos como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Frenagem Automática de Emergência (AEB), proteção de pedestres e ciclistas, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e tecnologias de condução autônoma.
Localizado estrategicamente próximo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o centro de testes já registrou a assinatura de 20 contratos corporativos em seu primeiro ano de operação. Veja um registro em vídeo das instalações e do funcionamento das pistas do CTVI acessando o conteúdo oficial do projeto no YouTube.
fonte alpha autos
Observação: Dependendo do dia que estiver vendo está postagem a vaga poderá não estar mais disponível.
Conferir mais vagas de emprego
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









