A Defesa Civil de Campinas apresentou o balanço parcial da Operação Estiagem 2026 para o Comitê Gestor das ações na manhã desta quinta-feira, 27 de agosto, na Sala de Resiliência a Desastres do Paço Municipal. O relatório abrange o período de 1º de maio a 24 de agosto.
O coordenador regional e diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, ressaltou que, além do risco aumentado de queimadas, as altas temperaturas exigem atenção especial no período de estiagem. Ele destacou a importância de se preparar para eventos climáticos extremos e proteger a saúde da população, recomendando a observação de avisos e o cumprimento de medidas preventivas.
Altas temperaturas e umidade relativa do ar em Campinas
Em agosto, foram emitidos 16 estados de observação com temperaturas próximas a 30 graus, sete de atenção acima de 30 graus e um estado de alerta com temperaturas superiores a 35 graus. Quanto à umidade relativa do ar (URA), o mês registrou 15 estados de observação abaixo de 60%, oito estados de atenção com umidade inferior a 30% e um alerta com apenas 19,5% de umidade.
Durante esses períodos, a recomendação é evitar atividades externas e manter a hidratação adequada. Também está proibido provocar fogo em vegetação ou materiais.
Monitoramento e foco nas queimadas
Sueli Castiglieri, coordenadora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil, apresentou os dados das 38 estações meteorológicas instaladas em Campinas, das quais 19 medem a pluviometria e 29 monitoram condições climáticas, incluindo temperatura e umidade. Destas, 12 foram instaladas este ano em escolas municipais, no Museu da Imagem e do Som e na Mata de Santa Genebra.
Os dados dessas estações, atualizados a cada cinco minutos, auxiliam na tomada de decisões da Defesa Civil.
De maio a 24 de agosto, foram registrados 169 focos de queimada em Campinas, 99 pelo Corpo de Bombeiros e 70 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Estratégias do Corpo de Bombeiros e infraestrutura local
O capitão Pedro Henrique Borges Marques afirmou que durante a estiagem o Corpo de Bombeiros posiciona viaturas em áreas com maior risco de queimadas, como os distritos de Sousas, Campo Grande e Ouro Verde, antecipando respostas rápidas a incidentes.
Além disso, Campinas conta com mais de 680 hidrantes, um dos maiores números do estado, o que contribui para o combate eficiente aos incêndios. O mapa com a localização dos hidrantes está disponível em plataformas públicas.
Como agir e informações úteis
A Defesa Civil apoia o Corpo de Bombeiros no combate a incêndios. Denúncias de queimadas devem ser feitas pelo telefone 193. O Comitê Gestor da Operação Estiagem 2026, coordenado pela Defesa Civil, reúne diversos setores municipais para planejar e atuar de forma integrada durante o período seco.
Perguntas frequentes
Qual o período que abrange a Operação Estiagem 2026 em Campinas?
O relatório apresentado cobre o período de 1º de maio a 24 de agosto de 2026.
Quantos focos de queimada foram registrados em Campinas neste período?
Foram 169 focos de queimada registrados, 99 pelo Corpo de Bombeiros e 70 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Quais cuidados são recomendados durante o período de estiagem?
Evitar atividades ao ar livre nos dias de calor intenso, manter a hidratação, seguir os avisos da Defesa Civil e não colocar fogo em vegetação ou resíduos.
Como denunciar queimadas em Campinas?
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 193, contato do Corpo de Bombeiros.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98







Graus Desentupidora e Manutenção
Feira Noturna do Lago da Fé
Festa Nordestina Hortolândia
Cinema em Hortolândia