Connect with us

TV, Cinema e Teatro

Rambo na Netflix: criação e decadência de um Sub-Gênero

Publicado

em

Banner

Com a inserção da trilogia de Rambo na Netflix, conseguimos entender os pontos fortes e todos os excessos deste sub-gênero da ação, tão conhecido e copiado nos anos 1980 e 1990, o ‘exército de um homem só’.

            Quando Rambo – Programado para Matar chegou aos cinemas em 1982, os Estados Unidos ainda sentiam o gosto amargo da derrota na Guerra do Vietnã. Muitos jovens soldados que voltaram para suas cidades, não conseguiam emprego e, consequentemente, eram acometidos de graves problemas psicológicos.

            John Rambo, para o bem ou para o mal, condensou todo este sentimento e transformou-se numa espécie de símbolo de uma geração.

            Diferentemente do livro, escrito por David Morell, o protagonista sobrevive e, ao final, transita, a pé, pela estrada, em busca da paz interior que, até aquele momento, parecia ter encontrado.

            O filme foi um sucesso e arrecadou mais de 125 milhões de dólares pelo mundo, contra apenas 12 milhões de seu orçamento.

            Três anos depois, com as feridas já cicatrizadas, Ronald Reagan na presidência e as investidas contra a União Soviética na Guerra Fria, eis que John Rambo surge como super-herói em Rambo II – A Missão, mostrando ao mundo que aquela nação não seria derrotada por ninguém.

            Levando ainda mais pessoas aos cinemas, o sub-gênero explodiu de vez. Podemos citar uma infinidade de títulos que usavam da mesma premissa, como Braddock – O Super Comando, Comando para Matar, Cobra (com o próprio Stallone) e, Escorpião Vermelho.

            Por fim, quando as empreitadas já davam sinal de desgaste, Rambo III chegou, basicamente para colocar a primeira estocada de terra neste momento tão icônico da Sétima Arte.

            O roteiro se passa no Afeganistão e foi, até aquele momento, o mais violento da franquia, com 108 mortes. O ponto fora da curva é mostrar que americanos e afegãos eram aliados contra a invasão russa ao território do país asiático.

            Houveram outras tentativas de dar sobrevida a este estilo foram vistas. Mas com a chegada de John McClane em Duro de Matar, personagem que, ao contrário de Rambo, se fere na luta contra seus inimigos, tais temáticas ficaram em desuso e, atualmente, servem apenas para agradar a nostalgia de quem viveu aquela época. Rambo IV e V estão aí para provar isso!

Por Éder Pessôa

Redator Freelancer

https://ederopessoa.wixsite.com/redatorfreelancer

TV, Cinema e Teatro

No Limite estreia amanhã na rede Globo

Publicado

em

Banner

Depois do sucesso estrondoso do BBB 21, teremos um “novo-velho” reality show na TV aberta. No Limite estreia amanhã (11) na Rede Globo, logo depois da novela Império – e vai até 20 de julho.

            André Marques será o apresentador do programa, substituindo Zeca Camargo, e as gravações feitas na Praia Barra da Sucatinga, em Beberibe (CE).

            Serão 16 ex-BBBs participando de provas que exigirão da parte física e psicológica, atrás do prêmio de 500 mil reais. São eles:

  • Paula Amorim (BBB 18);
  • Viegas (BBB 18);
  • Angélica (BBB 15);
  • Arcrebiano (BBB 21);
  • Ariadna (BBB 11);
  • Gui Napolitano (BBB 20);
  • Carol Peixinho (BBB 19);
  • Kaysar (BBB 18);
  • Elana (BBB 19);
  • Lucas Chumbo (BBB 20);
  • Gleici Damasceno (BBB 18);
  • Mahmoud (BBB 18);
  • Iris Stefanelli (BBB 7);
  • Marcelo Zulu (BBB 4);
  • Jéssica Mueller (BBB 18);
  • André Martinelli (BBB 13).

Na TV aberta, a atração irá ao ar às terças feiras, com reprises no Multishow, no dia seguinte à exibição na Globo.

E você, vai assistir ao programa de sobrevivência?

Continue Lendo

TV, Cinema e Teatro

Pantera Negra é o filme de hoje na Tela Quente

Publicado

em

Banner

Está de bobeira em casa e quer um pouco de diversão? Saiba que Pantera Negra é o filme de hoje na Tela Quente, da Rede Globo. A grade de programação da emissora mostra que o longa metragem começará às 22h35.

            Na trama, após a morte do pai, T’Challa volta para Wakanda, uma isolada nação africana, para ser o sucessor do trono. Mas um antigo inimigo reaparece e coloca em cheque o valor de T’Challa como rei. Agora, o jovem precisará da ajuda de seus aliados para manter seu povo em paz e libertar todo o poder do Pantera Negra.

            O projeto, dirigido por Ryan Coogler, saiu nos cinemas em 2018 e além de ser uma experiência de design de produção, figurino e trilha sonora de encher os olhos (foi vencedor do Oscar nestas duas últimas categorias e mais Direção de Arte), trouxe a representatividade para um sub-gênero que agrega diversas gerações, classes sociais, etnias e etc.

            Com mais de 1,3 bilhão de dólares nas bilheterias, já tinha sua sequência oficializada pela Marvel Studios. Porém, todos foram pegos de surpresa com a morte do ator Chadwick Boseman em agosto do ano passado e, a partir de então, muitas especulações surgiram a respeito de Pantera Negra 2 e quem vestiria o manto do super-herói de Wakanda.

            Mesmo assim, esta será uma oportunidade de vê-lo em ação, juntamente com Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Letitia Wright, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Angela Bassett.

Por Éder Pessôa

Redator Freelancer

https://ederopessoa.wixsite.com/redatorfreelancer

Continue Lendo

TV, Cinema e Teatro

Quando La Casa de Papel e Stranger Things retornam?

Publicado

em

Banner

Todos ansiosos, todos curiosos e todos atentos para saberem quando La Casa de Papel e Stranger Things retornam para a grade da Netflix com suas novas temporadas.

            A série do Professor e seus parceiros de crime seguirá para a quinta e (até então) última temporada. Serão 10 episódios (e não 8, como eram as anteriores) e lançamento previsto para o segundo semestre.

            Só para ter uma ideia do sucesso, a 4ª temporada obteve mais de 65 milhões de espectadores. Com isso, se transformou na recordista de audiência em série não-inglesa.

            Já Stranger Things se prepara para a 4ª Temporada. Aliás, os fãs já estão sedentos por novos episódios, pois lá se vão quase dois anos de espera.

            Afetada pela Covd-19, as filmagens (que começaram em fevereiro de 2020) atrasaram e ainda estão acontecendo. Há rumores de que o lançamento pode ser no final de 2021 ou até no início de 2022.

            Além dos dois programas, a empresa revelou, há algum tempo, que tem planos de inserir novos filmes, séries, documentários e etc., a cada semana.

            Portanto, diversão não vai faltar!

Continue Lendo

Populares