TV, Cinema e Teatro

ALIANÇA DO CRIME

Johnny Depp, apesar de ser um dos grandes atores de sua geração, necessitava de um personagem que fugisse do padrão ‘gótico/esquisitão’ de filmes como ‘Piratas do Caribe’, ‘Edward – Mãos de Tesoura’, ‘O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet’, ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ e tantos outros.

Em ‘Aliança do Crime’, ele não só mostra uma qualidade dramática intensa, como também leva o projeto nas costas. Debaixo de uma maquiagem pesada, uma voz mansa e uma risada perturbadora, constrói um gangster frio e violento, aliás, Scott Cooper, diretor da trama, não economiza no sangue e cria uma atmosfera tensa desde os primeiros minutos.

O jogo de gato e rato presentes aqui e as dúvidas do FBI em contar com um criminoso para prender outros criminosos é bem desenvolvida, mesmo que, em certa altura, pareça demorar mais que o necessário para engrenar. A recriação de época excelente, com sua fotografia, propositalmente, envelhecida, exacerba ainda mais o quão cinzenta era a vida de James ‘Whitney’ Burger.

Personagens como os de Kevin Bacon e de Benedict Cumberbatch – e seus métodos ‘nada ortodoxos’ –,poderiam somar e distribuir melhor a trama, mas têm pouco tempo frente as câmeras. Já Joel Edgerton parece uma gangorra, com momentos ótimos e outros bem ruins.

Whitney era um importante criminoso da década de 70 nos Estados Unidos e se juntou ao FBI como informante, para derrubar uma família de mafiosos italianos. Com a ajuda de seu irmão, que era senador, consegue crescer, mas com a traição da agência, se transforma no primeiro nome da lista de procurados.

Será por conta do diálogo na mesa de jantar que Depp conseguirá sua indicação para o Oscar 2016 – e aliás, é um diálogo de gelar a espinha – e mesmo passando longe da qualidade de obras como ‘O Poderoso Chefão’ ou ‘Os Intocáveis’, por exemplo, merece todas as críticas positivas que vem recebendo.

Por Éder de Oliveira
www.cinemaepipoca.info

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...