Eventos

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba faz concerto presencial da série O Brasil e o Mundo

Apresentação cria um diálogo entre as obras de Mozart e José Maurício Nunes Garcia; a entrada é gratuita

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza, no dia 26, o segundo concerto da temporada O Brasil e o Mundo, que celebra a conexão de artistas mundiais e regionais. A apresentação Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia acontece às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), e recebe os solistas Adonhiran Reis e Gabriel Marin.

Anuncio


Wolfgang Amadeus Mozart e o Padre José Maurício Nunes Garcia habitaram universos muito diferentes, mas tinham um estilo clássico comum. Enquanto Mozart teve um marco na sua trajetória musical com a obra Sinfonia Concertante, escrita para violino, viola e orquestra, Nunes Garcia conseguiu a alcunha de ‘Mozart Brasileiro’, por ser um dos maiores nomes da música clássica nacional na primeira metade do século 19. Sua obra é, majoritariamente, sacra e para o espetáculo da Sinfônica será apresentada a Abertura em Ré, uma de suas poucas peças instrumentais.

O concerto tem direção artística e regência do maestro Paulo de Paula e conta com a participação de dois solistas na Sinfonia Concertante: o violinista Adonhiran Reis, que é professor de violino da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem presença garantida nos principais festivais do Brasil e exterior como França e Alemanha; e o violista Gabriel Marin, que já foi chefe de naipe das violas da OSB por seis temporadas além ter atuado em outras orquestras como as sinfônicas da Paraíba, Sergipe e Campinas e a Orquestre D’Auvergne, da França.

COMO ASSISTIR? O concerto Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia têm entrada gratuita, mas é preciso reservar os lugares por meio do preenchimento de um formulário online, que está neste link. É possível reservar no máximo cinco entradas por pessoa das 300 disponíveis – devido à capacidade de público do teatro em número reduzido, em razão do covid-19. 

Vale lembrar que é obrigatório o uso máscara e o respeito ao distanciamento durante toda a atração. No dia do concerto, aqueles que quiserem contribuir podem fazer a doação de um litro de leite longa vida. O CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba fica na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP).

TRANSMISSÃO Para quem não conseguir ingressos ou não puder comparecer na apresentação presencial, o concerto será transmitido no dia 30 de setembro, às 20h, no canal do YouTube da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, disponível neste link.

O BRASIL E O MUNDO As nuances desta série se entrelaçam em um rico diálogo entre a música universal e a regional. Cada um dos três concertos mescla, de uma maneira muito própria, obras reconhecidas, pertencentes ao repertório clássico universal, com peças que transmitem e se reverenciam à cultura brasileira. Assim, o Brasil e o mundo são colocados em perspectiva por meio de uma experiência enriquecedora.

A viabilização desta temporada é fruto do reconhecimento do trabalho da Orquestra.  Em novembro de 2020, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba recebeu o Prêmio Histórico de Realização em Música, pelo Governo do Estado de São Paulo. Por ter conquistado o 1º lugar na premiação, após avaliação técnica de uma comissão especializada. Estes recursos estão sendo investidos nos projetos deste ano, incluindo a série de apresentações O Brasil e o Mundo.

Além de Universo clássico: Mozart e Padre José Maurício Nunes Garciaintegram este conjunto os espetáculos Bach e Villa-Lobos: de mestre para mestre, que aconteceu em agosto no formato online, e Erudito e Popular. A realização da série O Brasil e o Mundo é da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (AMOJI), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – Vídeo clique aqui

SERVIÇO
Série o Brasil e o Mundo – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Concerto: Universo Clássico: Mozart e José Maurício Nunes Garcia
Solistas: Adonhiran Reis (violino) e Gabriel Marin (viola)
Data: 26 de setembro
Horário: 20h
Onde: Sala Acrísio de Camargo (CIAEI – Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Reservasclique aqui

ONLINE Com canções praieiras ou sambas baianos, toda a influência e brasilidade do compositor baiano Dorival Caymmi se faz presente no concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba – intitulado Caymmi. A homenagem, que aconteceu presencialmente na sexta-feira (10) no CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), ganha uma sessão online, transmitida neste domingo, 19, às 20h, no canal da Orquestra no YouTube

A apresentação traz no repertório canções como Samba da Minha TerraMarinaSaudade da Bahia e O Bem do Mar. A direção artística é do maestro Paulo de Paula, e os arranjos são de Emanuel Massaro. Dividem o palco com a Sinfônica, os cantores Gustavo Spínola e Camila Foroni, além da banda Vila Jazz

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo