Eventos
Evento voltado ao varejo prepara empresários para retomada econômica a partir da Black Friday
Por força da pandemia, o evento este ano terá que ser online, mas nem por isso deixará de abordar temas que contribuirão para preparar os empresários para esse novo momento, já começando com as promoções de novembro e as vendas para o Natal. Melhor preparados, os empresários poderão recuperar pelo menos parte das perdas que o varejo perdeu com o fechamento e com a abertura parcial do comércio por vários meses em 2020.
Com a expectativa de faturamento de quase R$ 300 milhões na cidade por meio das promoções oferecidas na Black Friday, mas sem previsão, por enquanto, de contratação temporária pelo comércio no Natal, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) realiza na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro, o “Retail Conference” 2020 (Conferência de Varejo), um evento gratuito que tem por objetivo atualizar os empresários sobre as inovações tecnológicas, informar sobre estratégias bem-sucedidas de vendas e apontar as melhores práticas para o varejista aplicar no seu negócio nesse momento.
Devido à pandemia da Covid-19, este ano o evento será on-line, das 14h às 18h, e reunirá especialistas em varejo, como Cristiano Chaves, head de relacionamento com o cliente da Arezzo&Co, Richard Stad, CEO da Aramis Menswear, Fernanda Dalben, diretora de Marketing do Supermercados Dalben, Jhouferbio Rodrigues, CEO da Beelog, Caio Camargo, sócio e diretor da Gouvêa Tech, Danilo Hoffman, gerente sênior de Consultoria de Soluções da Genesys, Diego Barreto, CFO e VP de Estratégia do Ifood, Felipe Gama, líder da escola Bora Vender, entre outros. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas por meio do link https://retailconference.com.br. Informações pelo Whatsapp +55 19.99607.7604 (ACIC).
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, lembra que esse evento, realizado há 8 anos, já é considerado um dos mais relevantes do interior paulista, voltados ao segmento varejista. “Este ano precisamos levar o “Retail Conference” para a plataforma digital para amparar ainda mais proativamente os comerciantes nesse momento em que a confiança do consumidor mostra sinais positivos”, explica. O “Retail Conference” integra a programação comemorativa ao centenário da ACIC, a ser completado em 21 de novembro.
“Este ano os empresários vivenciarão uma situação insólita, na qual a tecnologia, a criatividade e o empreendedorismo farão a diferença nas vendas do varejo. Por isso, todos precisam estar atualizados e preparados para os novos modelos de negócios, para as novas formas de pagamento e, principalmente, com a nova maneira de lidar com os seus clientes. O “Retail Conference” é o fórum no qual os empresários do varejo poderão ouvir, aprender, questionar e se preparar para fazer o seu melhor e tentar recuperar os prejuízos causados pela Covid-19”, diz.
Black Friday – expectativas
A expectativa da ACIC é a de que a Black Friday movimente R$ 650 milhões na Região Metropolitana de Campinas este ano, impulsionada principalmente pelo e-commerce. Esse montante representará 35,5% no faturamento do comércio, quando comparado a 2019, quando foram faturados R$ 480 milhões. De acordo com o economista Laerte Martins, diretor da ACIC, 60% das vendas devem ser realizadas “online” e 40% nas lojas físicas. A data pode se transformar na segunda mais importante do ano para o setor, ficando atrás apenas do Natal. O “ticket médio” estimado é de R$ 600,00, praticamente o mesmo de 2019.
Apenas em Campinas, a movimentação da Black Friday de 2020 deve representar cerca de R$ 292,5 milhões, uma expansão de 35,4% sobre o faturamento de 2019, sendo que o e-commece deve representar 62,5% das vendas “online” e, as lojas físicas, 37,5%. Os produtos mais procurados na Black Friday deste ano devem ser smartphones, celulares, aparelhos de televisão, eletroeletrônicos em geral, vestuário e calçados, livros, brinquedos, e produtos importados, como videogames, câmeras fotográficas e filmadoras.
“O evento de 2020 traz novas expectativas para o comércio, em um ano que foi afetado fortemente pela pandemia do Covid-19, principalmente para as vendas online, considerando que o e-commerce se expandiu 47% no primeiro semestre deste ano no Brasil e mais de 60% em Campinas e Região. Embora oficialmente realizada na última sexta-feira do mês – este ano, no dia 27 de novembro – a Black Friday deve ser antecipada, como vem acontecendo já há alguns anos, e durar uma semana ou mais. Muitas empresas começam a anunciar descontos no início do mês”, avalia o economista.
As passagens aéreas, que sempre fizeram parte das compras na Black Friday, não estão sendo consideradas este ano em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Apesar das vendas das passagens se destacarem nesse período de promoções pelos elevados “descontos” ofertados pelas empresas aéreas e de turismo participantes, este ano os indicadores econômicos que influenciam na alteração dos preços dos produtos, como a inflação, os juros e o câmbio, observados durante a pandemia, não permitirão que os descontos sejam significativos. “Isso pode contribuir para as reclamações de propaganda enganosa e maquiagem de preços, que lideram os principais motivos nas queixas durante a Black Friday”, alerta o economista.
E-commerce em alta
Em função da quarentena provocada pela pandemia da Covid-19, estima-se que cerca de 2,6 milhões de novos usuários – pessoas das classes C e D, de todas as idades – ingressaram nas plataformas digitais no Brasil entre abril e maio, e mais de 1,9 milhões entre junho e agosto. “No Brasil, o e-commerce conseguiu manter elevado o nível de consumo, enquanto as lojas físicas fecharam as suas portas pelo país. Diante dessa perspectiva, conclui-se que é na movimentação mais das vendas digitais que o varejo vai se expandir grandemente na Black Friday, podendo se transformar na segunda data mais importante do ano, para o setor, só atrás do Natal”, acredita Laerte Martins.
Segundo dados avaliados pela Ebit / Nilsen, a Black Friday de 2019 (considerando 29 e 30 de novembro) faturou, em nível nacional no varejo, cerca de R$ 3,30 bilhões. A perspectiva para 2020 é de uma expansão de 29%, (considerando 1º a 30 de novembro), o que representaria cerca de R$ 4,26 bilhões. A expectativa de “ticket médio” é de R$ 600,00, praticamente o mesmo de 2019.
Contratações para o Natal
A contratação de mão de obra temporária para este Natal de 2020, de acordo com a expectativa do Departamento de Economia da ACIC, deverá ser, percentualmente, cerca de 23% menor do que no ano passado, tanto em Campinas quanto na RMC. Os números são baseados na taxa de crescimento do número de desempregados de 2020 em relação a 2019.
Contratação de Mão de Obra Temporária
Natal de 2020 – Comércio e Serviços
CAMPINAS 2020 2019 %
1- Comércio Central 1.245 1.887 (-34,02)
2- Shopping Center 3.055 3.957 (-22,80)
3- Supermercados 1.120 1.236 (-9,39)
Total 5.420 7.080 (-23,45)
RMC 2020 2019 %
1- Comércio Central 2.835 4.294 (-33,98)
2- Shopping Center 5.765 7.431 (-22,42)
3- Supermercados 2.540 2.820 (-9,93)
Total 11.140 14.545 (-23,41)
Eventos
Tradicional Desfile de Cavaleiros de Hortolândia já tem data marcada
Hortolândia se prepara para o retorno do Tradicional Desfile de Cavaleiros, marcado para domingo, 05 de maio. O evento, esperado pelos apaixonados pela cultura country, iniciará com concentração às 8h em frente ao fórum municipal, seguido da saída às 10h rumo ao Recanto Galera do Chapéu.
Além do desfile, o público poderá desfrutar de uma variedade de entretenimentos no local. Haverá shows ao vivo, proporcionando música e diversão para todos os gostos. Para os interessados em gastronomia, uma praça de alimentação estará disponível, oferecendo diferentes opções culinárias. O evento também contará com um bar, garantindo que bebidas estarão à disposição dos visitantes.
Para os amantes de atividades mais interativas, um touro mecânico promete desafiar os visitantes com muita adrenalina. Além disso, uma cobertura especial será providenciada para acomodar os cavalos que participarão do desfile, garantindo bem-estar e segurança aos animais durante o evento.
Este evento não só celebra a cultura local e a tradição dos cavalos, mas também oferece um dia cheio de atividades para toda a família e entusiastas equestres.
Eventos
1ª Festa do Morango chega ao Paulínia Winner Mall Shopping com entrada gratuita a partir do dia 2
O Paulínia Winner Mall Shopping recebe a primeira edição da Festa do Morango da cidade, nos dias 2 e 3 de maio, das 17 às 22 horas; e nos dias 4 e 5 de maio, das 12 às 22 horas, no estacionamento do centro de compras. No local, terão opções gastronômicas, música ao vivo e a final do concurso Rainha do Morango. A entrada é franca e o ambiente é pet friendly.
Durante os quatro dias, não faltarão variedades para quem ama morango. No cardápio, o público irá encontrar espeto de morango, morango do nordeste, bolo de pote da fruta, crepe de morango, torresmo de morango e muito mais. Além disso, a festa fica completa com chopps artesanais, drinks, burguer na parrila, churros, baião de dois, feijão tropeiro e outros.
O evento será embalado por muito rock, com apresentação ao vivo de bandas de Paulínia. No dia 2, a banda Àstrea anima a plateia com especial CPM 22 e NX Zero. No dia 3, a banda Vidalize traz para a noite um repertório repleto de canções do O Rappa. No dia 4, o rock internacional ganha a vez com o Creedence Cover Brasil Molina’s. Fechando a Festa do Morango, sobe ao palco o Special Queen Cover. Todas as apresentações acontecem às 19 horas.
No evento, acontece também a final do concurso Rainha do Morango. Para participar, é necessário ser moradora de Paulínia e se inscrever por meio do Instagram @festadomorangopaulinia até o dia 02, às 17 horas. A ganhadora levará o título de rainha e R$ 200, que devem ser retirados no local da festa.
“Estamos ansiosos para receber a Festa do Morango pela primeira vez em Paulínia. O evento já é tradicional em outras cidades e ficamos felizes em ter algo tão diversificado em nosso shopping. Esperamos que faça sucesso e que as famílias se divirtam com as atrações”, comenta Igor Borges, sócio-diretor do Paulínia Winner Mall Shopping.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:
02/05 – Quinta-feira:
19h – Banda Àstrea – Especial CPM22 e NXzero
03/05 – Sexta-feira:
19h – Banda Vidalize – Especial O Rappa
04/05 – Sábado:
19h – Creedence Cover Brasil Molina’s
05/05 – Domingo:
19h – Special Queen Cover
Eventos
Exposição “Origens” de arte em graffiti é atração no museu de Hortolândia neste final de semana
A exposição “Origens – Revisitando Memórias, Grafitando o Futuro” é uma boa dica cultural neste final de semana, em Hortolândia. As obras em graffiti sobre o cotidiano da roça, criadas pelo artista urbano Leandro Kranium, continuam em cartaz no Museu Municipal-Estação Jacuba que abrirá, especialmente, neste sábado (27/04) e domingo (28/04), das 9h às 13h. O museu fica na Rua Rosa Maestrello, nº 2, Vila São Francisco, antiga Estação Jacuba. A entrada é gratuita.
Filho de agricultores, Kranium viveu na área rural de Francisco Alves, município do Paraná, até os 10 anos de idade. Suas memórias sobre a vida no campo resultaram em telas com desenhos de pássaros e outros elementos da natureza pintados com tinta spray.
Além das telas, Kranium utilizou a arte colorida do graffiti para ressignificar objetos antigos, relíquias da sua família, como ferro de passar roupa à brasa, ferramentas, moedor de café, baleiro, dentre outros.
O artista também confeccionou – e transformou em arte – uma arapuca, armadilha de origem indígena para apanhar pássaros, feita de bambu, em formato de pirâmide, bastante utilizada nas brincadeiras da garotada que vive na área rural.
“São vivências da minha infância na roça narradas pela linguagem do graffiti.Obras carregadas de memórias afetivas pela minha cidade Natal e, ao mesmo tempo, uma homenagem a todos os migrantes que, assim como a minha família, escolheram Hortolândia para viver”, comenta Kranium.
O trabalho do artista pode ser apreciado em grupo, por meio de visitas guiadas. Jovens da Associação dos Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia visitaram a exposição, quinta-feira passada (foto), além de escolas. A exposição vai até o dia 10 de maio, com visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45.
“A abertura especial do museu neste final de semana é uma oportunidade única para as pessoas que querem ver a exposição e não têm disponibilidade de tempo durante a semana”, observa o artista.
A mostra é realizada com apoio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura na seleção feita pela Prefeitura de Hortolândia. O projeto conta com a curadoria do artista plástico e ilustrador João Bosco, também de Hortolândia, com vasta experiência na organização de exposições no Brasil e no exterior.
SOBRE O ARTISTA
Próximo a completar 25 anos de atuação na arte do graffiti, Leandro Kranium tornou-se referência no município de Hortolândia, cidade onde mora há mais de 30 de anos, e em toda RMC (Região Metropolitana de Campinas). O artista urbano tem trabalhos assinados em vários locais do Brasil.
Cores vivas, formas geométricas e traços vetorizados são a marca dos trabalhos de Kranium, formado em artes visuais, que atua como produtor cultural e empreendedor. Sua inspiração vem da natureza, lembranças da vida no campo durante a infância e do cotidiano urbano.
-
Empregos1 semana ago
Processos Seletivos na Rede Globo para vagas home office em diversos setores
-
Empregos1 semana ago
Concurso público dos Correios terá cargos de nível médio e superior
-
Eventos1 semana ago
Encontro de carros antigos movimenta o estacionamento do Shopping Parque das Bandeiras neste final de semana
-
Empregos1 semana ago
Novidades sobre o Concurso dos Correios: confira previsão para edital e para contratações
-
Eventos1 semana ago
Merengue gigante é uma das atrações do evento que desembarca na Estação Cultura dias 20 e 21 de abril
-
Policial1 semana ago
Homens armados tentam fugir da polícia, mas são presos em Monte Mor
-
Nossa Cidade1 semana ago
Obra do viaduto na Vila Real será iniciada em breve, após demolição dos últimos imóveis desocupados
-
Empregos1 semana ago
Embraer abre processo seletivo com 200 vagas em todo país: confira