
Hoje (28), um raro alinhamento dos planetas do sistema solar irá atrair os olhares dos observadores do céu. Todos os planetas – Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio – estarão alinhados e poderão ser vistos a olho nu, desde que o céu esteja limpo, sem nuvens ou obstáculos.
De acordo com especialistas, esse fenômeno é raro porque, para que aconteça, é necessário que todos os planetas, com suas diferentes velocidades, se posicionem de forma precisa em suas órbitas. Esse tipo de evento só ocorrerá novamente daqui há alguns séculos, embora outros alinhamentos, com diferentes arranjos de planetas, possam ser vistos durante esse tempo.
Confira este espetáculo, cerca de uma hora e meia antes após o pôr do sol.
Como podemos ver este raro alinhamento dos planetas do sistema solar?
A visualização do alinhamento dos planetas do sistema solar não exige equipamentos especiais, embora o uso de binóculos ou lunetas possa facilitar a observação. No entanto, ele alerta que a presença da Lua na direção oeste pode dificultar a visualização de Mercúrio e dos outros planetas. Para aqueles que desejam maior precisão, use programas de planetário, como o Stellarium, que simulam o céu em tempo real, ajudando a localizar os planetas.
Este fenômeno não trará efeitos diretos para a Terra. O alinhamento poderá ser visualizado novamente na quarta-feira (04), quando a Lua estará mais afastada e menos interferirá na observação.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98