12 de junho de 2024
Celebridades

Lolita Rodrigues, pioneira da TV brasileira, morre aos 94 anos em João Pessoa

A renomada atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das figuras mais emblemáticas da história da televisão brasileira, faleceu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, aos 94 anos. A artista estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, onde lutava contra uma pneumonia.

Lolita Rodrigues, cujo nome verdadeiro é Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, nasceu em Santos, São Paulo, em março de 1929. Ela foi uma das vozes que entoou o hino da TV brasileira na estreia da TV Tupi em 1950, marcando o início da televisão no país. Sua trajetória artística começou nas radionovelas e como cantora na Era de Ouro do rádio brasileiro. Em 1957, ela estreou como atriz na TV Tupi, interpretando uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”.

Com raízes espanholas, Lolita frequentemente interpretava personagens com sotaque castelhano, como em “Sassaricando” (1987) e “Terra Nostra” (1999), ambas as vezes interpretando a mãe da personagem de Claudia Raia. Seu último papel na televisão foi em “Viver a Vida” (2009), onde deu vida à avó de Luciana, interpretada por Alinne Moraes.

Após sua aposentadoria, Lolita optou por uma vida mais reservada, mudando-se para João Pessoa em 2015 para estar ao lado de sua única filha, a médica Silvia Rodrigues. Uma de suas últimas aparições públicas foi em 2017, no espetáculo “Hebe – O Musical”, em São Paulo.

A filha da atriz informou que o corpo de Lolita será cremado nesta segunda-feira (6) em uma cerimônia íntima, apenas para familiares.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98