15 de maio de 2024
Campinas

Câmara ilumina suas fachadas com as cores da bandeira de Campinas em homenagem aos 247 anos da cidade

camara municipal Campinas

Em homenagem aos 247 anos de Campinas, comemorados nesta quarta-feira, dia 14 de julho, o prédio onde está localizada a Câmara Municipal estará iluminado até domingo com as cores predominantes da bandeira da cidade: o azul e o branco. De acordo com simbolismo, o fundo branco representa a pureza, o escudo e as letras em azul representam a lealdade. O amarelo representa a riqueza. A imagem da Fênix e sua pira é símbolo da imortalidade do povo campineiro.

Campinas completa quase dois séculos e meio de uma história repleta de conquistas que só foram possíveis graças à generosidade com a qual a cidade recebe todos que aqui chegam e formam a população que é, sem dúvida, o que nosso município tem de melhor. Há muitos desafios pela frente, ainda mais no momento de pandemia que vivemos, mas tenho certeza que os venceremos como sempre: unidos à cidade que tanto amamos”, salientou o vereador Zé Carlos (PSB), presidente do Poder Legislativo Municipal.

Fundada em 1774, Campinas, entre o final do século 18 e o começo do século 20, teve o café e a cana-de-açúcar como importantes atividades econômicas. Porém, desde a década de 1930, a indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerada um polo industrial regional e com forte vocação para a área de tecnologia.

Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros. Atualmente, é formada por seis distritos, além da sede, sendo, ainda, subdividida em 14 administrações regionais. Em 2020, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1 213 792 habitantes, sendo o décimo quarto de todo o país.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98