Connect with us

Nossa Cidade

Aulas na rede municipal de ensino começam nesta segunda-feira (08/02), em sistema remoto de ensino

Publicado

em

aulas coronavirus retorno escolas

Após a temporada de férias do início do ano, 25.800 alunos, matriculados na rede municipal de ensino retomam as atividades escolares, a partir desta segunda-feira (08/02).

Neste retorno, em razão da pandemia do Coronavírus, a opção da Prefeitura de Hortolândia é adotar, inicialmente, o sistema remoto de ensino, em que serão disponibilizadas atividades online de aprendizagem, via ferramentas virtuais, e impressas, para retirada nas próprias unidades escolares. Já a partir de março, se as condições sanitárias permitirem, começam as aulas presenciais, baseadas no ensino híbrido, em esquema de revezamento.

Anuncio

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o ensino híbrido é uma nova proposta metodológica, que permeia os dois principais meios de educação, a presencial e o ensino a distância, com interlocução entre ambas. Por meio dele, o contato com as famílias ocorre tanto de maneira remota, via aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, quanto presencialmente, com a distribuição de materiais impressos nas escolas da rede municipal para serem realizados em casa, com o auxílio dos familiares e responsáveis. Dessa forma, busca-se transpor barreiras que possam vir a existir entre o professor e o aluno, em meio à pandemia, estreitando os laços entre eles e criando vínculos entre o professor, o aluno e a família. Outra ferramenta importante é o “Educação na Rede”, criado pela Secretaria e vinculado ao portal oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

A ideia da Prefeitura é que, a partir de oito de março, as aulas presenciais aconteçam em regime de revezamento, de modo a atingir até 35% da capacidade física da unidade escolar, sendo também mantidas as atividades remotas, paralelamente. O revezamento semanal vai de segunda a sexta-feira. No entanto, caberá a cada família a decisão de enviar ou não o estudante à escola, neste período.

Advertisement

Atualmente, a rede municipal de ensino atende cerca de 26 mil estudantes, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), em 58 unidades próprias e em 39 escolas conveniadas, por meio do Programa Bolsa Creche.

Segundo o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, o momento exige muita atenção e cuidados especiais. “Vivendo nesse contexto histórico e desafiador de uma pandemia, nós avaliamos com toda a comissão de volta às aulas e consideramos que o momento é complexo para voltarmos com as atividades presenciais. Estamos planejando, consultando os órgãos de saúde, principalmente pelo aspecto de segurança”, afirmou ele.

Cuidados necessários

Nesta terça-feira (02/02), a Prefeitura de Hortolândia publicou no Diário Eletrônico Oficial, o Protocolo de Retomada das Aulas, na rede municipal de educação, para o ano letivo de 2021. O documento, elaborado pela comissão de volta às aulas, estabelece as fases graduais de retorno com as atividades permitidas, tempo de permanência na escola e capacidade máxima permitida. As ações serão fiscalizadas e acompanhadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária Municipal.

Advertisement

O protocolo poderá sofrer alterações em caso de mudança do cenário atual, considerando-se as informações extraídas dos órgãos oficiais que atuam no monitoramento, prevenção e controle do Coronavírus.

Para Fernando Moraes, a participação de representantes de conselhos municipais, de pais de alunos e de representantes de diversas secretarias é essencial na construção do documento e das políticas públicas de Educação. “Todo o cenário municipal foi avaliado e, a partir daí, as ações e determinações propostas no protocolo foram elaboradas com a participação de toda a comissão”, enfatizou o secretário.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil5 minutos ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes3 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade3 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes4 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial4 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial5 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade5 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares