Analisar

Rússia anuncia a primeira vacina contra o novo coronavírus

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira (11) que o pais é o primeiro do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus.

A OMS tem uma página internet na qual mostra em que estágio de desenvolvimento estão as pesquisas de vacinas ao redor do mundo. A última atualização dessa informação foi feita em 31 de julho. Nela, consta que a vacina russa do Instituto Gamelaya está na fase 1 do processo – seria necessário observar três fases completas para começar a vacinar em massa.

Outras fontes de notícias, como o jornal “The New York Times” e a agência de notícia Reuters indicaram em matérias sobre vacinas que faltaria algumas fases da vacina Rússa para ser testada.

A Rússia não publicou nenhum estudo ou dado científico sobre os testes que realizou. Não se conhecem os detalhes sobre as fases do processo, que geralmente devem ser cumpridos antes de uma nova vacina ser aprovada e lançada no mercado.

Segundo o presidente Putin, no entanto, a vacina russa é “eficaz”, passou em todos os testes necessários e permite obter uma “imunidade estável” contra o COVID-19. Ele diz que a própria filha foi vacinada.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo