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Empresas buscam estimular funcionários a serem mais produtivos

Motivar funcionários é algo fundamental para empresas de todos os ramos, principalmente nos dias atuais em que a competividade é maior e, com isso, existe uma exigência maior para qualificação da empresa no mercado. Ou seja, funcionários motivados entregam maior produtividade, inclusive, melhor qualidade.

Engajar os colaboradores nos objetivos da empresa não é uma tarefa simples, porém, primordial. Torná-los eficientes, focados e produtivos é resultado de ações como valorização do funcionário e reconhecimento do seu trabalho.

Para alcançar o sucesso no mercado, muitas empresas focam em maneiras de estimular seus funcionários. Além disso, investem em benefícios como formas de atrair profissionais que contribuam com seu sucesso.

Competitividade no mercado leva empresas a repensarem sobre o bem-estar dos profissionais

Empresas de sucesso focam em algumas formas de estimular seus funcionários a serem mais produtivos. Entre os métodos, é preciso disponibilizar:

1. Ambiente de trabalho

Escritórios modernos, organizados, arrojados com cores agradáveis e chamativas. Tudo isso colabora para a maior produtividade dos funcionários, e é o que as empresas atuais têm buscado.

Este tipo de ambiente cria maior dinâmica de relacionamento entre os colaboradores e desperta um espírito de organização e comprometimento. Entre eles e, sem dúvida, a criatividade que é essencial em um ambiente de trabalho.

2. Treinamento e desenvolvimento

Incentivar os funcionários por meio de treinamentos e capacitações é uma ferramenta de grande valor. Empresas que se preocupam com a evolução dos seus profissionais colhem resultados positivos.

Funcionários capacitados formarão equipes capacitadas e atualizadas, capazes de contornarem situações adversas que possam surgir. Também é comum a contratação de coach para elevar a autoestima dos colaboradores, sendo este um método eficiente e produtivo.

3. Feedbacks

O líder da empresa ou do setor deve se atentar para o reconhecimento do trabalho produzido pelos seus colaboradores. Este tipo de atitude abrirá brecha para poder corrigir possíveis erros que possam estar acontecendo. Isso aperfeiçoará tanto o aspecto técnico como pessoal, contribuindo para a evolução na carreira da pessoa.

Elogiar o funcionário impacta de forma positiva na produção do mesmo. Muitos acabam se frustrando, pois entregam bons resultados à empresa, mas não recebem algum retorno por parte dos seus líderes, gerando um sentimento de dúvida se o seu trabalho está sendo feito de forma eficiente ou não.

4. Metas

Toda empresa tem metas, ou pelo menos deveriam ter, pois são elas que movem o andamento da equipe. Estas metas devem estar ligadas com premiações quando alcançadas, seja alguma bonificação à equipe ou funcionário, ou algum outro método da empresa.

5. Benefícios

Funcionários que tem um bom salário, benefícios como vale-alimentação, convênio médico e odontológico, entre outros, fazem com o que o colaborador se sinta reconhecido pela sua profissão exercida. Benefícios assim já são comuns na maioria das empresas, tanto que o número de contratação ao plano de saúde empresarial em São Paulo cresceu. Isso ocorre, especialmente, por conta de os preços serem mais atrativos aos profissionais da empresa.

Mas é preciso estar atento a essa questão também, pois o que para a empresa é um benefício, para o funcionário pode acabar se tornando um fardo. Um exemplo é a questão do uso de uniformes. Muitas empresas já têm mudado essa questão para que o funcionário use aquilo em que ele se sinta confortável, não estipulando um tipo de roupa específica.

Por isso, é importante que o líder esteja atento para o que pode estar deixando seus colaboradores, de certa forma, infelizes. Saber ouvi-los e pedir sugestões de como torna-los mais “reconhecidos” é uma opção.

Funcionários, quando estimulados, resultam em melhorias para toda a empresa. Assim sendo, as chances de a empresa ter mais lucratividade se tornam maiores.

Por: Andreia Silveira, editora no site PlanodeSaude.net.

Fontes: G1 e Estadão. Imagem Pixabay

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