Outros

Confira dicas de como limpar cada tipo de piso

Pisos como cerâmica, granito e madeira de demolição apresentam especificidades na hora de fazer a limpeza.

Uma parte importante na hora de fazer a limpeza da casa é limpar, adequadamente, o piso da residência. Os cuidados envolvem a compra de desinfetante próprio para piso, além do uso de esfregões, vassouras, detergentes e aspiradores de pó.

Entretanto, a forma de limpar cada um dos pisos não é a mesma. Cada um deles apresenta características próprias, que devem ser levadas em conta na hora de organizar a limpeza. Neste texto, conheça melhor sobre as técnicas mais recomendadas para a limpeza dos principais tipos de piso.

Especificidades de cada piso

Abaixo, entenda melhor as características de alguns tipos de piso comuns nas residências brasileiras, e como limpá-los da forma mais adequada.

Carpete

A limpeza de pisos de carpete envolve um pouco de uso de água — para evitar o mofo — e é mais concentrada no uso de um pano úmido e no aspirador de pó. O acúmulo de poeira nesse tipo de piso é mais comum, portanto, as limpezas precisam ser mais frequentes.

O recomendado é que se aspire o piso cerca de três vezes por semana, com um aspirador de boa sucção e bocal liso. Não é indicado que se utilize bocais serrilhados ou em mau estado, pois eles podem prejudicar a superfície do carpete, desfiando fios.

Granito

Um piso de grande durabilidade, que é resistente a manchas e tem baixa absorção de água. O principal problema desse tipo de piso, na hora da limpeza, são os danos que podem ser causados com facilidade por produtos de limpeza convencionais. Também deve-se evitar produtos que limpem pisos de cerâmica, pois eles tiram o brilho do piso.

Quando for fazer a lavagem, é vantajoso utilizar uma solução de água com detergente neutro. Evite objetos duros, como esfregões de arame, optando pelo uso de vassouras de cerdas macias para tirar a sujeira solta. Por fim, recomenda-se que se passe impermeabilizante ao menos uma vez por ano, para evitar manchas no piso.

Madeira de demolição

Para limpar pisos como esse, é recomendado a utilização, novamente, da solução de água com detergente e vassouras de cerdas macias. Para completar, use pano úmido, mas certifique-se de deixar o pano bem torcido: o excesso de água pode ser prejudicial, uma vez que a madeira pode absorver a água.

A recomendação de especialistas é nunca utilizar ceras e óleos industriais nesse piso, pois eles podem manchá-lo e alterar a sua cor original. A manutenção mensal do piso pode ser feita com aplicação de cera de carnaúba pura ou verniz natural, por meio de uma aplicação após a realização de um lixamento leve.

Cerâmica

A vantagem dos pisos de cerâmica são sua facilidade de limpeza. Normalmente, a aplicação de água, detergente e panos úmidos é o suficiente para tirar a sujeira. Em caso de manchas de sucos, chás e café, a melhor forma é limpar com uso de detergente e água quente, aplicando depois água oxigenada.

Já para limpar gordura, pode-se utilizar bicarbonato de sódio diluído em água. A recomendação é que pisos acetinados e polidos sejam limpos com aspirador de pó ou com vassoura de cerdas macias. Já pisos antiderrapantes devem ser limpos com vassouras de cerdas duras, com a lavagem envolvendo saponáceo em pó.

Ardósia

A ardósia é um tipo de piso em que não é recomendado a utilização de produtos muito concentrados, o que exige atenção na hora de limpar. Utilize vassouras de pelos macios na hora de limpar, seguido da solução de água com detergente neutro. A cada cinco litros de água, aplique uma colher de sopa do detergente.

Complete a limpeza com o uso de um pano macio ou um mop. Quem deseja manter o chão brilhando, pode somar à solução da água com detergente três colheres de vinagre branco. Evite riscar a superfície do piso, portanto, não utilize escovas de cerdas duras, pedras-pomes e esponjas de aço.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo