Connect with us

Outros

DETRAN: conheça os serviços oferecidos

Publicado

em

detran

Se você é habilitado, com certeza já ouviu falar no DETRAN. A sigla quer dizer Departamento Estadual de Trânsito e trata-se um órgão do Poder Executivo Estadual cujo papel é formar condutores, fiscalizar e administrar o trânsito de veículos. Para conhecer melhor os serviços que são oferecidos nos DETRANs, acompanhe a leitura deste artigo.

Um DETRAN para cada estado

Anuncio

Cada estado e o Distrito Federal possuem um DETRAN, e nos municípios estão distribuídos postos de atendimento. Há algumas pequenas variações entre um DETRAN e outro, como valores de serviços ou como acessá-los (pela internet ou presencialmente, por exemplo).

Reunimos, aqui, os principais serviços oferecidos pelos DETRANs em geral, mas é importante ressaltar que, para acessar o que o condutor necessita, é necessário verificar a disponibilidade do DETRAN de seu estado.

Advertisement

Funções do DETRAN

Algumas das principais funções exercidas pelos DETRANs são:

  • fiscalização de trânsito nas vias;
  • avaliação de condições psicológicas e físicas dos candidatos à habilitação;
  • normatização da formação de condutores;
  • fiscalização dos condutores;
  • oferta de serviços diversos em relação à CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Podemos dividir os serviços ofertados pelos DETRANs em três grandes blocos: aqueles relacionados à CNH, veículos e infrações. Conheça, a seguir, os principais serviços oferecidos por este órgão em cada categoria.

Serviços relacionados à CNH

Você que é habilitado já sabe que a CNH possui um prazo de validade e, por isso, deve ser renovada a cada 5 anos. Este é um dos serviços de responsabilidade do DETRAN, mas há, ainda, muitos outros. O DETRAN é responsável pela emissão de documentos, mas possibilita também a consulta da situação da CNH. Veja os principais serviços oferecidos em relação à habilitação:

Advertisement
  • renovação de CNH;
  • emissão da primeira habilitação;
  • consulta de pontos na CNH;
  • emissão de certidões e consulta de autenticidade da CNH;
  • segunda via da CNH;
  • emissão da CNH digital;
  • consulta, atualização e transferência de endereço;
  • suspensão e cassação da CNH;
  • mudança ou adição de categoria da CNH;
  • reabilitação de condutor com CNH cassada;
  • inclusão de pessoa com deficiência física;
  • histórico do condutor;
  • inclusão de Curso Especializado;
  • inclusão de Atividade Remunerada.

Serviços relacionados à documentação de veículos terrestres

Além dos serviços relacionados à CNH, cabe também ao DETRAN emitir e fiscalizar documentos relativos a veículos terrestres. Veja alguns dos principais serviços que podem ser acessados por meio do DETRAN:

  • emissão de ficha de arrecadação, de compensação ou boleto para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • débitos, restrições e vistoria de veículo (seu ou que deseja adquirir);
  • transferência de endereço;
  • transferência de proprietário;
  • licenciamento anual;
  • registro e emplacamento de veículo 0 km;
  • gravame para veículo financiado ou quitado;
  • cópia ou segunda via de CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Serviços relacionados a infrações de trânsito

Caso você tenha cometido alguma infração de trânsito, saiba que há diversos serviços ofertados pelo DETRAN em relação a este tema. Por exemplo, se outra pessoa estava dirigindo seu veículo e cometeu uma infração, os pontos podem ser transferidos da sua CNH para outro condutor, e, para acessar este serviço, você deverá procurar o DETRAN. Além disso, veja outros serviços ofertados relacionados a infrações de trânsito:

  • liberação de veículo ou documento apreendido;
  • emissão de notificações e multas de trânsito;
  • consulta de infrações de veículo;
  • Defesa Prévia;
  • recurso à JARI;
  • recurso ao CETRAN.

Recursos de multas

Aqui, você conheceu um pouco mais sobre os serviços oferecidos pelos DETRANs. Como dissemos, alguns deles podem ser acessados pela internet, outros demandam a presença em um posto de atendimento. Para saber como acessar o serviço do DETRAN de seu estado, consulte o site.

Nós, do Doutor Multas, além de trazermos conteúdo relevante aos nossos leitores, também somos especialistas em orientação a respeito de recurso de multa de trânsito. Talvez você não saiba, mas todo condutor tem direito a recorrer das multas de trânsito recebidas, com possibilidade de sucesso em três etapas diferentes.

Advertisement

Para tanto, é preciso respeitar o prazo apresentado no auto de infração. Dentro deste período, é possível apresentar evidências e argumentos que indiquem que a multa tenha sido aplicada indevidamente. Em alguns estados, como em São Paulo, todo o processo pode ser feito online. O DETRAN ainda disponibiliza os modelos de formulários em seu site para preenchimento do condutor, além de orientações de como proceder.

Em um primeiro momento, o recurso (chamado de Defesa Prévia) é apresentado ao órgão responsável pela aplicação da penalidade. No site do DETRAN, será possível acompanhar o andamento do processo.

Caso seja indeferido, é possível recorrer à segunda etapa: a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) é a responsável pelo julgamento em primeira instância. Caso ainda assim haja indeferimento, resta a última etapa, de responsabilidade do CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito), em segunda instância.

Os recursos administrativos de multas de trânsito podem ser feitos diretamente pela pessoa que sofreu a penalidade, mas é possível também buscar orientação profissional caso necessite. Se este for seu caso, conte com o Doutor Multas! Somos especialistas em recursos de multas de trânsito e podemos fazer uma análise gratuita de seu caso. Caso o condutor escolha dar seguimento em seu recurso conosco, passaremos todo o procedimento, passo a passo, de como o recurso deverá ser feito e onde deverá ser apresentado. Entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 6021 543.

Advertisement

Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo para que outras pessoas também possam se beneficiar destas orientações. Comente abaixo o que achou, deixe sugestões e continue nos acompanhando para mais informações úteis.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região31 minutos ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial43 minutos ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial54 minutos ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Cidade1 hora ago

Tragédia em Hortolândia: muro cai e mata trabalhador

Na última sexta-feira (26), uma tragédia abalou Hortolândia, quando um muro desabou sobre um trabalhador durante uma obra. O incidente...

Incêndio de grandes proporções Incêndio de grandes proporções
Nossa Cidade1 hora ago

Incêndio de grandes proporções assusta moradores do Novo Ângulo, em Hortolândia

Um incêndio de grandes proporções atingiu um terreno localizado no Novo Ângulo em Hortolândia. Moradores de um condomínio situado na...

ripa de madeira ripa de madeira
Policial3 horas ago

Homem é preso após bater com ripa de madeira em criança, que vai a óbito, em Monte Mor

Na tarde do último sábado (27), uma criança que havia chegado ao hospital de Monte Mor, supostamente vítima de agressão,...

Jornada de Capacitação Empreendedora Jornada de Capacitação Empreendedora
Cursos4 horas ago

Inscrições e aulas gratuitas para Jornada de Capacitação Empreendedora em Hortolândia: aulas de marketing, finanças e muito mais

Oportunidade para empreendedores de Hortolândia! O Fundo Social de Solidariedade, em colaboração com o SEBRAE, está promovendo uma Jornada de...

Advertisement
cinema

Populares