Connect with us

Nossa Cidade

Prefeitura interdita Luiz Camilo para ativar fiação subterrânea

Publicado

em

imagem 59

 

A Prefeitura de Hortolândia e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) iniciaram a ligação da nova rede elétrica após implantação da fiação subterrânea na rua Luiz Camilo de Camargo, no trecho entre a Loja Marabraz (rua Zacarias Costa Camargo) até o cruzamento com a rua Nelson Pereira Bueno). Ao todo, 11 estabelecimentos serão beneficiados, incluindo uma agência bancária. O serviço iniciou nesta sexta-feira (16/02), por ligações individuais de baixa tensão, e prossegue até a segunda-feira (19/02). No domingo (18/02), o trecho da rua ficará interditado para que a rede de alta tensão seja ativada e os postes removidos. A CPFL tem feito desligamento temporário da rede elétrica, nesta quadra, para realização do serviço.

Anuncio

A interdição da via será das 7h às 17h, com a presença de agentes de trânsito no local para orientar motoristas e pedestres. Neste período, estarão inoperantes os semáforos nas esquinas com as ruas Nelson Pereira Bueno e Argolino de Moraes, além do sinaleiro existente no cruzamento da rua Caetano Basso com Argolino de Moraes, devido a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Linhas de ônibus também terão itinerário alterado para ruas no entorno da Luiz Camilo, assim como os pontos de embarque e desembarque.

A substituição da rede elétrica aérea por instalações subterrâneas complementa a obra realizada, no ano passado, de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, principal área comercial de Hortolândia. Na ocasião, a Prefeitura adequou as antigas ligações de água e esgoto, colocou abaixo do chão grandes caixas de concreto onde passam as fiações subterrâneas de energia elétrica e telecomunicações, concretou as calçadas e pavimentou novamente a via, uma vez que o asfalto foi removido para a obra. O serviço aconteceu em tempo recorde: 34 dias.

Advertisement

Para a mudança da rede elétrica, foi necessária a criação de projetos elétricos individuais para cada comércio localizado no trecho. Estes projetos foram elaborados pela Prefeitura e doados aos comerciantes, para que cada estabelecimento tivesse suas instalações adequadas à nova entrada da rede. Na atual fase de trabalhos, técnicos da CPFL ligam a fiação já implantada no subsolo da via nestas ligações individuais.

“Nesta sexta-feira, técnicos fazem a ativação da rede elétrica de baixa tensão, que são as ligações individuais de cada estabelecimento. No domingo, o trabalho é mais complexo, pois envolve ativação da rede de alta tensão, que atenderá a Loja Marabraz, Supermercado Paulistão e a agência da Caixa Econômica Federal”, descreve o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sérgio Torrecillas. Na próxima semana, após a remoção de oito postes de energia elétrica, a Prefeitura iniciará a implantação de 15 postes ornamentais com luminárias LED.

Ainda neste ano, a Prefeitura realizará a terceira e última fase da obra de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, com implantação de fiação subterrânea na quarta quadra da rua, que vai desde a Loja Seller, localizada depois do cruzamento com a rua Nelson Pereira Bueno, até a altura da Praça Neusa Marcheti, na esquina com a rua Argolino de Moraes. Apesar de o trecho a partir do Supermercado Paulistão até a Loja Seller já ter sistema para a fiação subterrânea, a rede elétrica será ativada nesta próxima etapa. A obra incluirá, também, novo calçamento com implantação de piso podotátil, novos abrigos de ônibus e paisagismo, além de sistema de drenagem de águas pluviais.

Modernização

Advertisement

A ativação da nova rede elétrica subterrânea integra o projeto de modernização da rua Luiz Camilo de Camargo, desde o cruzamento com a rua João Blumer (Lanchonete Varandas), até o cruzamento com a rua Argolino de Moraes (Praça da Neusa). A primeira etapa da obra, nas duas primeiras quadras da rua Luiz Camilo de Camargo, foram realizadas em 2016. No entanto, o serviço levou oito meses para ser concluído, o que gerou críticas de comerciantes e consumidores diante dos transtornos provocados na principal rua do comércio da cidade.

Em 2017, o prefeito Angelo Perugini assumiu e cumpriu o compromisso de terminar o serviço da segunda fase de obras, na terceira quadra e parte da quarta quadra, em até 40 dias. Para cumprir a meta de executar o serviço neste prazo, operários trabalharam no canteiro de obras durante 24 horas, nos sete dias da semana. O trabalho teve início no dia 8 de julho e no dia 10 de agosto foi concluído, completando 34 dias de serviço.

Nesta intervenção, a Prefeitura trouxe um conceito inédito em obras urbanas em Hortolândia: serviço envelopado, ou seja, o local onde os operários trabalhavam ficou isolado. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, esta medida garante segurança durante o período de intervenções, mantém o canteiro de obras organizado, possibilita melhor planejamento das etapas de serviço, além de garantir mais rapidez na conclusão dos trabalhos. Na próxima etapa, o mesmo modelo de trabalho será adotado. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil9 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes12 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade12 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes12 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial13 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial13 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade13 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares