Connect with us

Nossa Cidade

Hospital começa realizar cirurgias ortopédicas de urgência simples

Publicado

em

Cirurgias video

Contratação de cirurgião ortopédico possibilita operações emergenciais para tratar traumas


Nesta segunda-feira (28/08), o Hospital Municipal Governador Mário Covas, realizou a primeira cirurgia de trauma ortopédico, numa ação de retomada de procedimentos emergenciais deste tipo, após quatro anos sem oferecer este atendimento cirúrgico em ortopedia na unidade. Com a contratação de um profissional especializado nestes procedimentos, pacientes acidentados que necessitam de operações de pequeno ou médio porte, para tratar traumas imediatos, podem ser atendidos no Hospital. Essa e mais uma reportagem da série de notícias sobre as melhorias implantadas no Hospital.

Anuncio

O centro cirúrgico do Hospital já realizou, no passado, pequenas cirurgias ortopédicas. No entanto, há cerca de quatro anos, pacientes de urgência e emergência com indicação cirúrgica eram encaminhados para hospitais de referência, como o Hospital Estadual Sumaré e o Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade de Campinas). “O centro cirúrgico do Mário Covas tem capacidade para cirurgias emergenciais de pequeno e médio porte não eletivas, que são aquelas realizadas de imediato após um acidente, por exemplo. Graças a contratação deste cirurgião ortopédico, vamos conseguir agilizar este procedimento, reduzindo a quantidade de pacientes que aguardam por transferência e proporcionando tratamento mais rápido”, destacou o diretor técnico do Hospital Municipal, Wilson Luiz Valim Zerbinatti.

O Hospital Municipal tem recebido investimentos em diversas áreas, com objetivo de modernizar a unidade de atendimento e melhorar o serviço prestado à população, transformando o local em um novo Hospital. Recentemente, o centro cirúrgico passou a ofertar procedimentos guiados por vídeo, após a chegada de um equipamento de videolaparoscopia. A medida proporciona recuperação mais rápida e amplia a capacidade de atendimento, uma vez que a alta dos pacientes é antecipada.

Advertisement

No início deste mês, a Prefeitura inaugurou um quarto com quatro leitos “Dia”, local onde pacientes que fazem cirurgias simples se recuperam, com perspectiva de alta no mesmo dia.

Centro cirúrgico

No início deste ano, a Prefeitura realizou manutenção em duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. As instalações estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. Em janeiro, a Secretaria de Saúde constatou os problemas e solicitou o reparo, que foi concluído em fevereiro.

Atualmente, o centro cirúrgico tem em funcionamento quatro salas de cirurgia: duas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos e outra para atendimento de emergência; uma para partos normal e cesárea; e uma para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados.

Novo Hospital

A Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Ao assumir a Administração Municipal, em janeiro, o governo do prefeito Angelo Perugini encontrou o Hospital Municipal de forma precária: macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas constatados.

Advertisement

Desde então, uma força tarefa é colocada em prática para transformar o Mário Covas em um novo Hospital: a compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos de 66 para 73. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada do equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que já estão acontecendo e fazendo a diferença no dia a dia dos pacientes.

A Prefeitura também contratou a OS (Organização Social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) para cuidar da gestão das unidades de urgência e emergência do município.

“Queremos que a saúde funcione. Apesar de todos os investimentos e esforços, sabemos que ainda há muito o que melhorar. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança. Para isso, precisamos cuidar do Hospital. Vamos acompanhar de perto o trabalho da OS no Hospital, nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para garantir à população um serviço de saúde de qualidade”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região3 horas ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região3 horas ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil3 horas ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil14 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes18 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade18 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes18 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

Advertisement
cinema

Populares