16 de maio de 2024
Nossa Cidade

Triagem de pacientes acelera atendimento de casos mais graves nas UPAs

Segundo um artigo da Prefeitura, há cerca de um mês, pacientes que são atendidos nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) de Hortolândia são atendidos, inicialmente, por profissionais de enfermagem que realizam uma primeira avaliação do estado de saúde da pessoa e fazem classificação de risco. Isso significa que, de acordo com esta avaliação prévia, são definidos os casos de maior gravidade, que têm prioridade no atendimento médico. A medida garante socorro ágil nos casos em que o paciente está mais debilitado, sem deixar de atender os demais casos. A implantação da classificação de risco nas UPAS é uma ação da OS (Organização Social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública), empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia para a gestão das unidades de urgência e emergência no município.

Antes da implantação da triagem nas UPAs, os pacientes eram atendidos por ordem de chegada. Qualquer pessoa, independente do estado de saúde, dava entrada no atendimento pela recepção e aguardava ser chamada pelo médico para então ser avaliada. Agora, na sala de triagem, o enfermeiro afere a pressão arterial do paciente, mede a temperatura para identificar febre e questiona sobre os sintomas apresentados.

A partir daí, o paciente recebe uma classificação que indica se o caso é uma urgência, com indicação de atendimento imediato, ou se a pessoa pode aguardar um pouco na recepção até que os casos mais graves sejam atendidos. Pacientes em situação de emergência, que chegam de ambulância por exemplo, são prontamente atendidos, sem a necessidade de classificação de risco. Esta triagem também é realizada no Hospital Municipal, com a mesma finalidade: agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais graves.

A área da saúde é prioridade no governo Perugini. Para melhorar o atendimento prestado à população, a Prefeitura investe na reestruturação de toda rede de urgência, que inclui as UPAs-24h Jd. Nova Hortolândia, Jd. Rosolen, Jd. Amanda, o Hospital Municipal e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de urgência). “Investimos tanto na qualidade do atendimento quanto na melhoria das instalações. Queremos que a saúde funcione. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança”, enfatiza o prefeito.

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