Connect with us

Nossa Cidade

50 mil pessoas participam do Hortolendo em busca de conhecimento e diversão

Publicado

em

Hortolendo 2017

Festa literária promove difusão da cultura da leitura, incentiva aprendizado e leva entretenimento às famílias

O Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) recebeu, neste domingo (28/05), cerca de 50 mil pessoas, crianças, jovens e adultos, na sétima edição do Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento, que faz parte da programação do aniversário de 26 anos de Hortolândia, reuniu famílias inteiras, que prestigiaram as atividades promovidas no palco principal e nas diversas tendas temáticas distribuídas na área do parque. O tema deste ano foi “A Leitura de um novo mundo”. O prefeito Angelo Perugini participou das atividades.

“Nesse dia de festa, nosso coração está principalmente com as crianças e a esperança de oferecer sempre o melhor para elas através do conhecimento. Este Hortolendo se repete, mais uma vez, como um dia gostoso, de alegria e encontro das famílias. Desta vez, demos destaque para a área da tecnologia e do acesso à internet, com a apresentação da Bibi Tatto, uma youtuber de sucesso que encanta as crianças. Nosso objetivo é permitir que os mais jovens utilizem bem a internet, que já faz parte do nosso dia a dia, mas de forma sadia e como parte do processo de aprendizagem”, destacou Perugini.

Anuncio

A dona de casa Dulce Cristina dos Santos, de 34 anos, aproveitou bastante a manhã de domingo durante o Hortolendo. “Gosto muito de leitura e meus filhos também. Reuni a família e vim para o parque”, disse a dona de casa, que trocou diversos livros na tenda de trocas, além de retirar livros novos nos pontos de distribuição montados pela Prefeitura. “Faz quatro anos que participo deste evento e, com certeza, este foi o mais movimentado. Tinha muita gente, mais opções de livros, e eu achei bem gostosa toda a programação”, afirmou. Diego Alexandre dos Santos, de 12 anos, é um dos filhos da Dulce e também gostou bastante do Hortolendo. “Eu gostei da apresentação do teatro ‘Os Saltimbancos’ e também dos livros novos que peguei. Gosto muito de leitura, principalmente de livros de ação”, comentou o menino, estudante do 7º ano.

Já a pedagoga Vanielza Aparecida ferreira de Moraes, de 44 anos, aproveitou a festa literária para observar a didática utilizada nas tendas de contação de histórias. “Trabalho com educação infantil e é muito bom acompanhar esta experiência, que pode ser aproveitada em sala de aula. Gostei da tendas de contos e fábulas, e da história ‘Chapeuzinhos Coloridos’, uma versão da Chapeuzinho Vermelho. A criança escuta uma história e reconta do seu jeitinho; por meio desse tema ela tem a oportunidade de imaginar a Chapeuzinho do jeito que ela quer”, justificou Vanielza.

Advertisement

As barracas de trocas de livros, muito procuradas durante todo o dia, contavam com triagem dos exemplares levados pelo público, o que garantia trocas mais justas. Ao todo, 2.200 exemplares circularam na tenda de trocas, passando de leitor para outro. Nas tendas de entrega gratuita, as pessoas podiam retirar livros infantis e infantojuvenis novos, ao todo 25 títulos, em 50 mil exemplares. Além disso, houve distribuição de 500 livros autografados pela youtuber Bibi Tatto, que se apresentou, no período da tarde, no palco principal.

“Os recursos tecnológicos fazem parte do universo dos alunos. Então, procuramos transformá-los em ferramentas facilitadoras do processo de aprender e de estimular a leitura. Não podemos protelar em seguir as novas tendências. Se o incentivo à leitura não estiver amarrado com as novas tecnologias, não vamos ter êxito. Por isso, o tema proposto foi escolhido a partir dessa reflexão, que é ‘A leitura de um novo mundo’, e busca fazer uma conexão entre a grade curricular formal e o advento da tecnologia”, afirma o secretário de Educação, Ciência e tecnologia, Fernando Moraes.

(Fotos)

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

semifinais semifinais
Esportes2 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade2 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes2 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial3 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial3 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade3 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo3 horas ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

Advertisement
cinema

Populares