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Prefeito vira passageiro e ouve elogios de usuários do ônibus elétrico

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Com tecnologia menos poluente, mais silenciosa e econômica, veículo está em teste em linha do Jd. Amanda

A fim de ouvir a população sobre a grande novidade no transporte urbano municipal, o prefeito Angelo Perugini tornou-se novamente passageiro do ônibus elétrico, na manhã desta terça-feira (07/03). Em circulação desde segunda-feira (06/03), o veículo-teste opera de modo experimental na linha 3.32 Jd. Amanda-Terminal Metropolitano, nesta primeira semana.

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Perugini já havia testado a nova tecnologia, apontada como menos poluente, mais silenciosa e econômica que a tradicional, no dia dois deste mês, quando da apresentação do veículo ao Executivo e a vereadores, no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro.

Hoje, o prefeito decidiu fazer nova viagem no veículo, desta vez em companhia dos habituais usuários da linha 3.32. Perugini embarcou no elétrico, por volta das 8h40, no Jd, Amanda I, no ponto final da linha, que fica entre as avenidas Brasil e Santana, passou pelas lagoas, pelo Jd. Amanda II e pelo Terminal Metropolitano, circulou também pelo Centro até descer, cerca de 50 minutos depois, na Rua Nélson Pereira Bueno, ao lado da sede da Prefeitura.

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Durante o trajeto, além de cumprimentos e sugestões, ouviu diversos elogios ao ônibus elétrico. Ouviu também pedidos de melhoras. “A população do Jd. Amanda gostou muito do novo ônibus, que trafega com muito mais qualidade e menos barulho. É um ônibus moderno, que oferece aos usuários mais conforto. Existem algumas melhoras apontadas, como veículos com ar-condicionado e alguns apoios laterais para melhorar a comodidade dos usuários durante o trajeto”, relatou o prefeito, animado com a experiência.

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Ônibus elétrico é menos poluente e mais silencioso

O modelo K9, fornecido pela empresa chinesa BYD e semelhante ao que se vê em circulação em Campinas, será testado durante 60 dias, circulando em todas as 18 linhas municipais. Neste período, os agentes da Mobilidade Urbana verificarão principalmente dois parâmetros: se o coletivo, que tem piso baixo, ajustado ao nível da calçada, conseguirá trafegar sem problema pela malha viária da cidade e se o consumo de combustível, nestas condições, será mais barato que o atual, que é feito a diesel.

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Segundo informações passadas pela BYD à Prefeitura, o ônibus elétrico, uma vez carregado por cerca de 3 a 4 horas/dia, tem autonomia para circular por 250 km, o que supera o percurso de ida e volta do município até a capital paulista. Capaz de transportar 73 pessoas, 23 sentadas e 50 em pé, além do motorista, o ônibus-teste funciona com baterias de ferro recarregáveis, não produz fumaça e quase não emite som, assemelhando-se bastante ao metrô (trem metropolitano).

O protótipo não utiliza cabos nem fiação aérea, sendo considerado mais seguro, porque as baterias não pegam fogo nem o equipamento oferece risco de choque aos usuários. Em termos operacionais, chega a gerar uma economia acima de 50%, se comparado ao modelo a diesel. Testado em algumas cidades brasileiras, atualmente o ônibus elétrico já integra a frota urbana de Campinas, com 11 unidades.

Segundo o secretário de Mobilidade urbano Atílio André Pereira, “além de ecologicamente mais correto, o ônibus elétrico está de acordo como conceito de sustentabilidade e costuma ser mais barato que o modelo em operação, a diesel.” Embora a adoção da nova tecnologia não represente de imediato redução no preço da tarifa para o consumidor final, são apontados como pontos positivos o fato de o veículo elétrico ser mais silencioso e incluir pessoas com dificuldade de locomoção, uma vez que tem piso baixo, ao nível da calçada.

Atualmente, o valor da tarifa do ônibus urbano (inclusive do ônibus elétrico em teste) é R$ 3,50 na catraca. Quem possui o cartão Transporte Social, paga R$ 1,00 (estudantes) e R$ 2,00 (demais passageiros).

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Reestruturação e modernização da frota municipal

Aprimorar a mobilidade urbana em Hortolândia é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Ao assumir a Prefeitura, em janeiro deste ano, Perugini anunciou que reestruturará o sistema de transporte municipal, para que este seja mais ágil e eficiente, ofereça mais ônibus e novas linhas. O estudo para implantação do ônibus elétrico é uma das metas da nova gestão. Caso aprovada a nova tecnologia, a ideia é que 100% da frota municipal seja de ônibus elétricos.

Em Hortolândia, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta do secretário Atílio André Pereira é pelo menos dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.

FONTE: Pref. Hortolândia

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