Saúde & Beleza

Aeróbio, perda de tempo?!

Como não acreditar que uma atividade (AERÓBIA) que utiliza (principalmente) a gordura como fonte de energia, gasta bastante calorias e te deixa suado, não emagrece! Parece conversa de doido, ne ?! Primeiro que o emagrecimento não é exclusivamente uma resultante do exercício, ele depende da dieta. Entao como amarramos toda essa história ?!

Simples, Nieman (2002) separou 4 grupos: 1- Controle (faz nada), 2- Dieta (1200 – 1300 Kcal), 3- Exercício (5x semana de 45 – 75% frequência cardíaca máxima) e 4 – Dieta + Exercício (os mesmos citados). Concluiu-se que: o grupo DIETA X DIETA/EXERCÍCIO a diferença de perda de peso foi de 7,8 vs 8,1 Kg e a redução no % de gordura foi de 4,2 vs 3,7 respectivamente. Grupo CONTROLE e EXERCÍCIO não obtiveram modificações.

Percebam que o aeróbio sozinho não emagrece ninguém, somando mesmo com a DIETA, não melhoram o processo, ou seja, não alterou nada. Muitas pessoas que defendem o emagrecimento com o aeróbio e que estão praticando caminhada como exercício também estão em dieta, portanto cuidado em falar que X é “ÓTIMO” para emagrecimento, pois suas resultantes podem ser por outros fatores.

Esp. Marcelo Soares Albuquerque – CREF 071030 G-SP

Personal Trainer e Especialista em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Desportivo pela UNICAMP.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo