Connect with us

Nossa Cidade

Troca de livros no Hortolendo tem novidades neste ano

Publicado

em

troca livro hortolendo

Público do evento poderá trocar livros por obras da mesma categoria literária, dentre elas, Best Sellers, sagas, enciclopédias e títulos nacionais

A Troca de Livros, um dos destaques do Hortolendo, festa literária realizada pela Prefeitura de Hortolândia, terá novidades na edição deste ano. A atração, promovida pela Secretaria de Cultura, contará agora com triagem na tenda, para separar as obras doadas por categoria. As publicações serão divididas em grupos de cores (branco, rosa ou amarelo). Cada pessoa pode trocar um livro em bom estado por outro disponível no espaço, da mesma categoria.

Anuncio

O 5º Hortolendo acontece no dia 24 deste mês, a partir das 10h no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), como parte da programação dos 24 anos de emancipação de Hortolândia. O parque fica na Rua Bolívia, nº 290, no Jardim Santa Clara do Lago II.

Compartilhando histórias

Advertisement

Na tenda de Troca de Livros, as obras estarão separadas por categorias. Para cada cor, há determinados tipos de livro: enciclopédias, dicionários, livretos infantis e livros antigos fazem parte do grupo Branco; literatura brasileira, romance e ficção compõem o grupo Rosa e os livros mais procurados, como os da literatura norte-americana e inglesa ou de trilogias e sagas, completam o grupo Amarelo.

Para que a troca aconteça de maneira justa, a equipe da tenda fará triagem dos materiais, de acordo com os critérios elencados nas categorias. O visitante poderá trocar um título em bom estado (sem rabiscos, rasgos, amassados ou rasuras) por outro da mesma categoria. Ou seja, para cada título doado, a pessoa leva outro para casa. No local, não serão aceitos para a troca livros didáticos e livros distribuídos nas edições passadas do Hortolendo.

A Biblioteca Central “Terezinha França de Mendonça Duarte” disponibilizou 450 livros do acervo para iniciar as trocas. Dentre os títulos selecionados estão “Fortaleza Digital” e “Código da Vinci”, do autor norte-americano Dan Brown.

“O grande foco da Banca de Troca de livros no evento é potencializar a disseminação da leitura no público hortolandense de todas as faixas etárias. A ação visa levar a todos a oportunidade de, não somente trocar livros, mas também trocar conhecimento e informação”, explica o secretário de Cultura, Francisco Raimundo da Silva. “É indispensável a participação de todos. Quantos mais livros para troca, maior será a variedade de títulos”, completa Francisco.

Advertisement

Segundo o bibliotecário da Biblioteca Central e coordenador da iniciativa da troca de livros, Rafael Antônio da Silva, as obras disponíveis no Hortolendo foram recebidas pela Biblioteca também por meio de doação da comunidade. “A grande missão da tenda é difundir a leitura e promover essa troca de informação. “Quem tem um livro em casa, que já foi lido e agora está parado, pode adquirir uma nova leitura e fazer com que outra pessoa tenha o benefício da obra doada”, diz Rafael.

Hortolendo

Neste ano, o Hortolendo homenageia as obras infantis de Monteiro Lobato, escritor brasileiro famoso pela criação do “Sítio do Picapau amarelo”. A 5ª edição do evento, que mobiliza cerca de 30 mil pessoas da comunidade escolar, terá atrações para toda a família.

Além da troca de livros, fazem parte da festa as contações de histórias, jogos, brincadeiras e teatro, entre outras ações culturais. A entrada no evento é gratuita e aberta à população.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial22 minutos ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade26 minutos ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo48 minutos ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

hortolandia hortolandia
Nossa Cidade1 hora ago

Obras do maior parque de Hortolândia deve começar em até 40 dias

Recentemente, Hortolândia, uma cidade em constante crescimento no interior de São Paulo, anunciou uma nova e emocionante adição ao seu...

Concurso da Unicamp Concurso da Unicamp
Nossa Região3 horas ago

Unicamp registra aumento de alunos de escolas públicas em 2024

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024,...

delegaciaCampinas delegaciaCampinas
Policial3 horas ago

Tragédia em Campinas: Mulher é morta após esfaquear namorado

Uma mulher de 46 anos foi morta a tiros na noite deste domingo (28), em um incidente violento no Parque...

viatura policia civil viatura policia civil
Policial3 horas ago

Tragédia em Indaiatuba: Homem mata namorada e comete suicídio

Na noite deste domingo (28), uma tragédia abalou o município de Indaiatuba. Um homem de 41 anos, identificado como Mario...

Advertisement
cinema

Populares