15 de maio de 2024
Nossa Região

Morre mais uma possível vítima da febre maculosa relacionado ao evento em Campinas

Fazenda Santa Margarida

A Secretaria de Saúde de Campinas identificou na tarde desta terça-feira (13) mais um caso suspeito de febre maculosa relacionado ao evento de 27 de maio na Fazenda Santa Margarida. É o quarto caso relacionado ao surto.

Trata-se de uma adolescente de 16 anos, moradora de Campinas, que foi hospitalizada no dia 9 de junho em um serviço de saúde privado do município. Ela veio a óbito no final da tarde de terça(13).

Outras vítimas

Outras três vítimas morreram após frequentar o mesmo evento que a jovem: Evelyn Santos, 28 anos, morava em Hortolândia (SP); Mariana Giordano, de 36 anos e o namorado Douglas Costa, de 42 anos.

Evelyn veio a óbito no dia 8 de junho, mas a confirmação que o motivo foi a febre maculosa foi divulgada pelo Adolfo Lutz na tarde de terça.

Fazenda Santa Margarida emite nota sobre febre maculosa

A respeito das recentes informações veiculadas pela mídia sobre o trágico falecimento da dentista Mariana Giordano e os sintomas apresentados pelo seu namorado, o empresário e piloto de Fórmula C300, Douglas Costa, a Fazenda Santa Margarida lamenta o ocorrido e, por meio desta, vem esclarecer os fatos relacionados à ocorrência da febre maculosa.

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, transmitida aos seres humanos principalmente pelo carrapato-estrela (Amblyomma sculptum) e outros carrapatos do gênero Amblyomma.

Essa enfermidade é considerada uma zoonose, ou seja, uma doença que pode ser transmitida entre animais e seres humanos. Cabe ressaltar que a responsabilidade pelo controle e prevenção da febre maculosa é atribuída ao município, conforme estabelecido pela legislação pertinente.

Cumpre destacar que a região rural de Campinas sempre apresentou casos de febre maculosa, conforme amplamente explicado pela Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) – Andréia Von Zuben, durante entrevista concedida hoje à imprensa. Segundo Andréia ressaltou “Não é culpa da Fazenda. A gente tá numa área endêmica pra Febre Maculosa. Campinas e Piracicaba são as cidades com mais casos no Brasil”.

A orientação é pela comunicação de risco, inclusive a Diretora, ainda durante sua entrevista a mídia na data de hoje, mencionou que os locais que possuem placas de alerta já instaladas, são locais dos quais a Vigilância já procedeu com estudos epidemiológicos e comprovadamente já houve transmissão.

A Fazenda Santa Margarida sempre agiu e age de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária, bem como mantém um rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço e sua conservação.

Na data de ontem, dia 12 de junho de 2023 a Prefeitura de Campinas, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, esteve em nossas dependências para realizar a validação das medidas adotadas e a análise do local.

Ressaltamos que toda a documentação da Fazenda está em conformidade e regularidade com os órgãos competentes e as exigências legais, incluindo a Prefeitura Municipal de Campinas.

É importante destacar que, nos últimos anos, nunca houve qualquer caso semelhante a este. Por fim, a Fazenda Santa Margarida se coloca à disposição das autoridades competentes para qualquer auxílio necessário na investigação desse triste acontecimento.

Nota do evento Feijoada do Rosa

A organização do evento “Feijoada do Rosa”, diante das confirmações dos falecimentos ocorridos recentemente por febre maculosa, foi a público declarar seu profundo pesar, solidarizando-se com as famílias e amigos enlutados.

“É importante trazer ao conhecimento de todos que a “Feijoada do Rosa” é uma festa tradicional da cidade de Campinas, tendo realizado neste ano a sua 22ª edição, sendo que nos últimos 10 anos teve como palco a Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio, conhecido e consagrado espaço de grandes celebrações há décadas.

A “Feijoada do Rosa” – como o próprio nome sugere – trata-se de um evento gastronômico, com entretenimento musical, que nesta edição atraiu cerca de 3.500 pessoas, não havendo correlação entre as atrações oferecidas com as causas anunciadas.

Até o momento, não se pode descartar que as contaminações tenham eventualmente ocorrido durante essa frequência na Fazenda Santa Margarida, mesmo porque a Vigilância Sanitária local veio à público reforçar que a cidade de Campinas ganha especial expressão como foco da referida doença.

Reiteremos nossos profundos sentimentos, permanecendo a organização do evento à disposição das autoridades para qualquer esclarecimento adicional que se mostre necessário.”

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98