Connect with us

Nossa Cidade

Visitação marca inauguração do “Jardim dos Sentidos”

Publicado

em

Para acessar à área com plantas aromáticas, visitante deve estar descalço e de olhos vendados

 jardim-sentidos

Anuncio

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou nesta quarta-feira (03/12), o “Jardim dos Sentidos”, espaço interativo no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang onde os visitantes são convidados a explorar outros sentidos, que não a visão. A atividade faz parte da programação da Virada Inclusiva, promovida pela Chefia de Gabinete, em parceria com outras secretarias municipais, com o objetivo de integrar a população em ações inclusivas. Na terça-feira (02/12), alunos do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação Romildo Pardini) e CCart (Centro de Convivência, Aprendizagem, Reabilitação e Trabalho) conferiram apresentações musicais. A programação completa vai até sábado (06/12).

No Jardim, há exposição de plantas aromáticas, como arruda, orégano e bálsamo, entre outras espécies. Todas as plantas têm identificação em braile, com placas confeccionadas no Cier. Para as visitas, uma condição inusitada: pessoas sem deficiência devem estar de olhos vendados, a fim de que a experiência seja sensorial. Outra obrigatoriedade é que o visitante entre no jardim descalço, uma vez que o piso é composto de materiais diferentes em cada parte, como pedrisco, argila e serragem.

“Este é um local para ser apreciado por todos, independente de suas dificuldades ou restrições de sentidos. Todos nós somos cidadãos, independentes das nossas restrições. Nossas diferenças devem ser respeitadas”, enfatizou a secretária de Chefia de Gabinete, Julyana Tonin.

Advertisement

Durante a inauguração, alunos do Cier e Ccart puderam participar da visitação. Uma das alunas foi Lilian de Souza Dutra, de 10 anos, acompanhada pela equipe do Cier. Ela conferiu o cheiro de cada planta e tocou as folhas, de olhos fechados. Também passeou pelos corredores de pés descalços. “Gostei bastante das plantas, nunca tinha ido num lugar assim. Só achei que dói o pé pisar no cascalho, mas quando pisei no capim achei bem macio”, disse a menina.

O secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluízio Silva, comentou que o parque Irmã Dorothy é um dos locais da cidade que sofreu mais intervenções positivas pela recuperação ambiental. “Este lugar se tornou espaço de contemplação da natureza. Por isso, é importante que seja oferecido este espaço a fim de que todas as pessoas tenham a percepção da beleza dos nossos jardins”, disse.

Programação

Na sexta-feira (05/12), acontece o desfile de moda inclusiva, a partir das 20h, no Shopping Hortolândia. O prefeito Antonio Meira acompanhará esta programação. A atividade levará à passarela alunos do Cier e Ccart, além de munícipes com e sem deficiência. Eles vestirão peças customizadas pela estilista Sanna Hetzl, de Americana. “Uma das peças é um vestido plissado, usado por uma menina que é deficiente visual. Fizemos um bordado na gola, onde está escrito “frente” em braile. Para quem vê o bordado, é só um detalhe. Mas para a menina, é uma referência de como vestir a peça”, explicou Sanna.

Advertisement

No sábado (06/12), a programação encerra com uma partida de rugby em cadeira de rodas, esporte coletivo onde o objetivo é ultrapassar com uma bola cones colocados na linha de fundo do adversário. A atividade será às 8h30, no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, nas dependências do Parque Irmã Dorothy.

Confira abaixo, a programação completa:

•Sexta-feira (05/12)

Desfile de Moda Inclusiva (parceria com o Fundo Social de Solidariedade e o Shopping Hortolândia)

Advertisement

20h – Tema: “Moda no Todo – Customização Inclusiva”

Local: Shopping Hortolândia

•Sábado (06/12)

Partida de Rugby com Cadeirantes (parceria com a Secretaria de Esporte e Recreação)

Advertisement

8h30 – Participação das equipes Santer, do Rio de Janeiro, Adeacamp, de Campinas, e Gigantes da Unicamp, de Campinas

Local: Ginásio Poliesportivo “Victor Savala”, localizado no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil1 hora ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes4 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade4 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes4 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial5 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial6 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade6 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares