Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia recolhe lixo eletrônico em troca de adubo orgânico e muda de açaí

Publicado

em

imagem 8

Drive-thru da Prefeitura será neste sábado (04/06), das 8h às 12h, na ETEC de Hortolândia

Sabe aqueles aparelhos eletroeletrônicos que você não usa mais e ocupam espaço na sua casa? Você poderá descartá-los no drive-thru que a Prefeitura de Hortolândia promoverá, neste sábado (04/06). Em troca, você poderá levar um saco de um quilo de adubo orgânico e uma muda de árvore da espécie açaí, ambos produzidos pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos (foto), órgão da Prefeitura. O drive-thru será das 8h às 12h, na ETEC (Escola Técnica de São Paulo) de Hortolândia, localizada na rua Capitão Lorival Mey, 750, Remanso Campineiro. O drive-thru integra a programação comemorativa dos 31 anos de emancipação política de Hortolândia. Ao participar da ação, você irá colaborar com o descarte correto do lixo eletrônico e ajudar a tornar Hortolândia mais arborizada.  

Anuncio

A Prefeitura trabalha para tornar a cidade cada vez mais sustentável. Um exemplo disso é a produção de adubo orgânico. O coordenador do viveiro, Toni Cláudio Andrade de Sousa, explica que o adubo orgânico é produzido com restos de galhos e folhas recolhidos nos trabalhos de poda e corte de árvores feitos na cidade pela Prefeitura. O material é triturado e misturado com diferentes tipos de nutrientes e esterco bovino. O composto passa por processo de decomposição durante 90 dias. 

“O composto orgânico pode ser utilizado no plantio de mudas de árvores ou outras espécies vegetais. O material ajuda na melhoria e na fertilidade do solo”, explica Sousa. De acordo com o coordenador, o viveiro municipal produz, em média, 10 toneladas do composto por mês.

Advertisement

Para incentivar o cultivo de plantas na cidade, no drive-thru a população poderá levar ainda uma muda de palmeira de açaí, também produzida pelo viveiro municipal. A muda virá acondicionada em um saquinho, já pronta para ser plantada. Será entregue junto um folheto com orientações sobre como fazer o plantio e os cuidados para manter a árvore. 

“A escolha pelo açaí é por ser uma espécie nativa do Brasil e porque o consumo desse fruto aumentou e está em alta”, salienta Sousa. De acordo com o coordenador, a muda pode ser plantada em jardim ou em áreas maiores, como por exemplo, fazenda, sítio ou chácara. O plantio da espécie não é recomendado em calçadas. 

Além de palmeira de açaí, o viveiro municipal produz mudas de espécies vegetais exóticas, ornamentais e medicinais, como ipês (amarelo, branco e roxo), sibipiruna, arruda, alecrim, quaresmeira, resedá, oiti, mangueira, pitangueira, dentre outras. De acordo com o coordenador, o órgão produziu 583 mudas, em maio deste ano.

“Com a ação do drive-thru, queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do meio ambiente. O objetivo é também estimulá-las para que ajudem a tornar a cidade mais arborizada e bonita e conheçam o trabalho realizado pelo viveiro municipal”, destaca o coordenador.

Advertisement

A Prefeitura também realizará no drive-thru o Cadastro de Arborização Urbana. A ação é para cadastrar moradores que queiram ter uma árvore em sua calçada. As pessoas poderão escolher espécies de árvore adequadas para o plantio, levando-se em conta as características do local, se há fiação elétrica, entre outros fatores.

O que poderá ser descartado?

No drive-thru a população poderá descartar aparelhos eletroeletrônicos, tais como computador, televisão, monitor, micro-ondas, liquidificador, rádio, secador de cabelo, celular, cabos, pilhas, baterias, dentre outros. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o material recolhido será destinado para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. O valor obtido pela cooperativa com a coleta, a triagem e a venda de recicláveis gera renda para as 23 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa.

Advertisement

 O drive-thru contará ainda com a participação de alunos da ETEC e da OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Elus Ambiental.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

PagueMenos PagueMenos
Nossa Região1 hora ago

Vem ai Festival de Panelas e Frigideiras

Duas peças fundamentais na hora de cozinhar, Panelas e Frigideiras fazem parte do próximo festival da Rede de Supermercados Pague...

Wet’n Wild Wet’n Wild
Nossa Região1 hora ago

Wet’n Wild com entrada gratuita amanhã (01): confira como conseguir seu ingresso

Amanhã (01), o parque aquático Wet’n Wild, situado em Itupeva, a apenas 30 minutos de Campinas, celebrará o Dia do...

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil1 hora ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil13 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes16 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade16 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes16 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

Advertisement
cinema

Populares