O organismo gasta muito mais energia durante os dias frios para manter a temperatura estável e pede mais consumo de calorias para compensar a perda
O frio chegou e junto com ele vem aquela fome incontrolável? Saiba que o aumento do apetite no inverno é normal. O corpo gasta mais energia para manter a temperatura e pede mais alimentos calóricos ou gordurosos para compensar essa perda.
Fica mais difícil dispensar aquele fondue, um belo prato de massa ou a sobremesa que você nem costuma comer com frequência. “Sentir frio desencadeia o modo de autopreservação e envia ao corpo a mensagem interpretada como desejo por alimentos ricos em carboidratos para aquecer rapidamente”, explica Luciana El-Kadre, coordenadora do Centro de Diabetes e Obesidade do Hospital São Lucas Copacabana.
Além das alterações biológicas, as pessoas se sentem melancólicas durante as baixas temperaturas por causa da diminuição da luminosidade, e é neste momento que o corpo precisa de comidas que ofereçam conforto. “A ingestão de carboidratos pode melhorar o humor de pessoas com depressão sazonal, quando os níveis de serotonina, o hormônio responsável por nos deixar feliz, ficam mais baixos frente a menor exposição solar”, conta.
A mudança nos hábitos alimentares e a diminuição da prática de exercícios físicos são comportamentos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até diabetes. É preciso tomar cuidado para não exagerar e chegar ao fim da estação com alguns quilinhos extras ou exames alterados. “É possível escolher alimentos melhores, como sopas e chás quentinhos. O café da manhã rico em proteínas é outra boa opção”, finaliza a profissional.
Fonte: R7
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98