Saúde & Beleza

Vacina 100 Dúvidas

O Governo do Estado, em ação da Secretaria da Saúde (SES), deu início em 7 de março de 2023, à campanha “Vacina 100 Dúvidas”. Na oportunidade, também inaugurou oficialmente o Museu da Vacina de São Paulo.

A meta é disseminar informações científicas de forma simples e didática entre toda a população paulista, para trazer luz ao processo de imunização, combater fakenews e, por consequência, estimular e ampliar a vacinação.

Assim, a campanha aborda questões diversas, como por que é imprescindível tomar vacina para gripe todos os anos, em quais épocas do ano estamos mais suscetíveis a certas doenças, como funcionam as distintas vacinas, como são produzidas, entre outras.

A inauguração do Museu da Vacina de São Paulo e o lançamento da campanha tiveram a presença do governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Saúde, Eleuses Vieira de Paiva.

Desdobramentos

De acordo com o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, a louvável conta com o apoio da classe médica do Estado. A APM está compromissada a levar a campanha aos profissionais de todo o Estado por meio de suas 72 Regionais, além de desenvolver um forte trabalho de esclarecimento junto a população.

Gomes do Amaral pondera que uma comunicação eficiente é a “melhor vacina” contra o mal do negacionismo. Ele ressalta ainda que desde o período de transição de governo, o secretário da Saúde, Eleuses Paiva, posta-se com deferência à classe médica, ouvindo-a invariavelmente para balizar decisões de cunho científico e políticas da área.

“Nosso secretário Eleuses Paiva tem como foco a construção de um modelo de Saúde que transforme São Paulo em exemplo para todo o Brasil. Como presidente da Associação Paulista de Medicina, posso testemunhar que nunca foi tão grande nossa participação e possibilidade de colaboração em um governo”.

Controle de doenças

Antônio José Gonçalves, vice-presidente da APM, igualmente enaltece o trabalho da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, assim como a campanha “Vacina 100 Dúvidas”.

“É uma ação essencial no sentido de recuperar a importância e o valor da imunização como uma das atividades fundamentais, uma das medidas essenciais para o controle de determinadas doenças. O Brasil sempre foi exemplo no campo da vacinação. Temos uma infraestrutura invejável, haja visto a boa resposta que demos na pandemia, a despeito de todas as incertezas. Poucos países tiveram a capacidade de vacinar tantas pessoas em um espaço de tempo tão curto.”

A campanha, prossegue Antonio José, é mister para esclarecer, para acabar com as inverdades sobre imunização que frutificaram em anos recentes:

“O que sabemos de verdade é que a vacinação minimiza os efeitos das doenças, evita mortes. Precisamos retomar essa consciência entre a população e ampliar a cobertura. É extremamente relevante que o nosso estado, uma vanguarda da Federação, tome as rédeas com responsabilidade. Temos de ser referência e líderes de vacinação; as campanhas precisam de adesão em massa, acima de 90%, 95%, como era antes”.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...