Saúde & Beleza

Saúde Bucal: refrigerantes é um problema para os Dentes

[image src=”http://www.portalhortolandia.com.br/wp-content/uploads/2013/06/saude-bucal-hortolandia.jpg” width=”350″ height=”250″ lightbox=”yes” align=”center”]O refrigerante, usado como refresco na vida dos brasileiros pode provocar sérios problems de saúde bucal. Ele é considerado uma das fontes mais importantes de cárie dental e atinge pessoas de todas as faixas etárias. A ação que contribui para a formação das cáries se dá pela presença de ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presentes nos refrigerantes, produtos que desmineralizam o esmalte do dente.

Mesmo as bebidas sem açucar podem ser prejudiciais e causar problemas, mesmo que em baixo nível e a longo prazo.

Medidas para amenizar os riscos de saúde bucal

– Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.

– Enxágüe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

– Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor, como o Colgate Total® 12. Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar. Seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal que você compra na farmácia ou supermercado ou prescrever um mais concentrado dependendo da gravidade do seu problema. Ele também pode prescrever um creme dental com maior concentração de flúor.

– Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

Fonte: yahoo.com

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98