Saúde & Beleza

O que é alexitimia? Entenda detalhes desta patologia

peeling de fenol

O que é alexitimia? Essa condição caracterizada pela dificuldade em identificar, compreender, processar e expressar emoções. O termo, derivado do grego “a” (sem), “lexis” (palavra) e “thymos” (emoção), literalmente significa “sem palavras para emoções”.

Indivíduos com alexitimia podem ter problemas em reconhecer e verbalizar seus próprios sentimentos e, frequentemente, têm dificuldade em entender e responder às emoções dos outros.

O que é alexitimia e quais os sintomas?

  1. Dificuldade em identificar emoções: Têm problemas em distinguir entre diferentes sentimentos e podem confundir sensações físicas com emoções. Por exemplo, podem interpretar a tristeza como cansaço.
  2. Dificuldade em descrever emoções: Quando conseguem identificar o que estão sentindo, frequentemente lutam para encontrar palavras adequadas para expressar essas emoções.
  3. Pensamento concreto e lógico: Tendem a se concentrar em fatos e detalhes externos em vez de emoções e sentimentos internos. Isso pode levar a um estilo de pensamento muito concreto e orientado para tarefas.
  4. Pouca imaginação e introspecção: Indivíduos com alexitimia podem ter pouca imaginação ou dificuldade em fantasiar, sonhar ou se engajar em atividades criativas. A introspecção, ou seja, a capacidade de refletir sobre seus próprios estados internos, também é limitada.
  5. Interações sociais desafiadoras: A dificuldade em entender e expressar emoções pode resultar em problemas de comunicação e relacionamentos interpessoais, uma vez que emoções desempenham um papel crucial nas interações sociais.

A alexitimia não é um diagnóstico formal no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) ou na Classificação Internacional de Doenças (CID-10), mas é reconhecida como uma característica associada a diversos transtornos psicológicos, como transtorno do espectro autista, depressão, transtornos de ansiedade e transtornos psicossomáticos.

O tratamento da alexitimia pode incluir psicoterapia, especialmente abordagens que focam no desenvolvimento da consciência emocional e habilidades de comunicação emocional, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia focada nas emoções. A intervenção precoce e o suporte contínuo podem ajudar os indivíduos com alexitimia a melhorar suas habilidades emocionais e, consequentemente, sua qualidade de vida e relacionamentos.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98