Publicidade
Saúde & Beleza

Gestantes devem ter cuidados redobrado na hora de escolher cosmético

A gestação é um dos momentos mais importantes na vida de uma mulher, é um período de transformação. No entanto, com todas as alterações hormonais, as futuras mamães podem sofrer com problemas de pele, como ressecamento, sensibilidade, alergias e o aumento da oleosidade. Por isso, é muito importante redobrar os cuidados na hora de escolher os produtos de beleza, pois determinadas substâncias podem ser altamente prejudiciais à saúde da mãe e do bebê.

Uma das soluções é apostar nas fórmulas naturais, ou seja, cremes e óleos sem a presença de substâncias sintéticas. Atualmente há várias marcas no mercado com linhas de produtos naturais com propriedades hidratantes, antioxidantes, regenerativas, entre outras ações benéficas ao corpo.

“O uso de cosméticos durante a gravidez deve ser criterioso e levar em consideração formulações que contemplem a segurança da futura mamãe e do bebê. A mulher que opta por utilizar produtos naturais tem a garantia de uma gravidez mais saudável”, explica Aline Moreira de Souza, Supervisora Técnica da divisão de Health & Personal Care da Beraca, empresa especializada no desenvolvimento de ativos e matérias-primas sustentáveis de alta performance para o mercado cosmético.

Outra questão importante é a segurança cosmética na aplicação de conservantes tradicionais, como Parabenos e Metilisotiazolinona (MIT). “É altamente recomendado que as pessoas evitem o uso dessas substâncias, principalmente nessa fase, pois estudos relacionam o uso delas a distúrbios endócrinos e cânceres. Como alternativa, a Beraca conta com uma linha de ativos multifuncionais que proporcionam propriedades como hidratação, alta espalhabilidade, umectância, além de conservar a formulação”, destaca a especialista.

Confira uma seleção de óleos, ativos e extratos naturais indicados para os problemas mais comuns durante o período de gestação.

Hidratação e cuidados com a pele:

Óleo de buriti – óleo de coloração levemente avermelhada, rico em carotenóides e pró-vitamina A. Ele colabora na manutenção de uma pele mais elástica, além de promover ação anti-oxidante e anti-inflamatória. Indicado para peles sensíveis.

Óleo de amêndoas – um dos mais conhecidos pelas gestantes, ele tem alto poder de hidratação. Deixa a pele mais macia e resistente a agressões externas como frio, vento e baixa umidade.

Cariciline – extrato de figo, composto por substâncias que agem como filmogênicos e componentes hidroscópicos, capazes de diminuir a velocidade de evaporação da água. Seu uso mantém a camada superficial da pele íntegra, por conta da regulação da perda de água transepidermal.

Tratamento de acnes

Óleo de maracujá – rico em ômega 6, ele promove um toque aveludado à pele sem deixar sinais de oleosidade. Altamente indicado para hidratantes faciais, a gestação é um período em que as mulheres estão pré-dispostas ao surgimento das acnes.

Prevenção de estrias

Manteiga de cupuaçu – ingrediente que promove hidratação duradoura, com alta capacidade de absorção de água. Permite a recuperação da elasticidade da pele, evitando o surgimento de estrias.

Óleo de semente de uva – rico em vitamina E, ele é um poderoso antioxidante. Além disso, contém ácido linoleico (ômega 6) e alfa-tocoferol, que auxilia na regeneração da pele e na prevenção de estrias.

Óleo de Rosa Mosqueta – produto com altos níveis de ácidos graxos poli-insaturados, linoleico, oleico e linolênico. Por ser rico em ácidos graxos essenciais, ele proporciona um poder de regeneração dos tecidos e crescimento celular.

Tamonol – obtido do fruto de Tamanu, uma árvore polinésia extraordinária, ele possui efeito curativo e hidratante. Além disso, é rico em ácidos graxos poli-insaturados, o que promove rica hidratação e prevenção a estrias.

Óleo de Damasco (Apricot) – ingrediente conhecido por possuir poder anti-inflamatório e propriedades regenerativas. Elimina as linhas finas e auxilia na restauração da elasticidade da pele.

Circulação sanguínea e inchaços

Bosexil – extrato de planta indiana (Boswellia serrata) com propriedades anti-inflamatórias. Ele possui efeito calmante tópico e suavizante. Indicado para produtos para pernas cansadas.

Escin – ativo com propriedades anti-edema e vasoativa. Ele age principalmente nos capilares, modificando a permeabilidade vascular. Reduz o número e o tamanho dos poros das paredes capilares nas quais a troca de água normalmente ocorre. Excelente para reduzir o inchaço das pernas.

Ruscogenins –  ativo com propriedades anti-inflamatória e vasoconstritora. Aumenta a circulação venosa pela promoção da contração muscular.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...