Muito tempo na frente do computador, fazendo os mesmos movimentos ao longo do dia ou lendo documentos na maior parte do tempo que você está no trabalho, são exemplos de ações que são feitas diariamente que podem causar dor na cervical. O incomodo acontece com tanta frequência que você sai da cama e, sem nenhum motivo específico, seu pescoço fica completamente bloqueado.
Dor forte que começa na base da cabeça e costuma afetar os outros membros. A parte superior das costas é uma área muito delicada e, se você não fizer exercícios posturais constantes para fortalecer os músculos que sustentam a cabeça, as chances de acordar com dores no pescoço são muito maiores.
Se você costuma ter dores no pescoço, isso significa que você precisa proteger a parte superior das suas costas. O yoga é perfeito para prevenir qualquer tipo de doença no pescoço. As inúmeras posturas que são realizadas durante a prática, trabalham alinhando e fortalecendo os músculos da parte superior das costas. Os exercícios de yoga costumam ser flexões e torções para frente, para os lados e para trás, que atuam de forma preventiva na região do pescoço.
Além disso, ao eliminar o estresse há a redução da dor no pescoço. Porque tanto o estresse e a dor no pescoço estão intimamente relacionados. Há evidências científicas que afirmam que se uma pessoa está particularmente estressada, pode surgir desconforto na parte superior das costas ou, se já houver, os sintomas no pescoço podem piorar.
As posturas de yoga visam reequilibrar todos os músculos do corpo e proporcionar maior flexibilidade. Muitas horas na frente do computador ou em qualquer outra situação em que o pescoço não se mova muito, os músculos tendem a enrijecer e inflamar mais facilmente.
Algumas posturas de yoga são o antídoto perfeito para a rigidez do pescoço e dos ombros, tornando-as perfeitas para recuperar a flexibilidade na parte superior das costas.
Bhujangasana, a postura da cobra
Esta posição é uma curva simples para trás que permite que a caixa torácica e os ombros se abram totalmente.
- Comece deitando-se no tapete de yoga com o estômago e o rosto voltados para baixo.
Mantenha as pernas juntas e alongue também os dedos dos pés, mantendo a parte de trás dos pés voltada para o chão.
Coloque as mãos exatamente sob os ombros. Mantenha os cotovelos próximos aos lados do corpo e não afastados.
- Neste ponto, coloque as mãos no chão e levante o peito. Enquanto se levanta, tente empurrar sua pélvis para o chão. Se precisar, aperte levemente os glúteos, mas não muito, eles ajudarão a levantar o peito.
Se você não puder ir muito longe, pare onde puder (postura da cobra baixa), também é bom manter os cotovelos no chão (postura da esfinge). Se, por outro lado, você pode se curvar, vá em frente (posição de cobra alta), mas lembre-se sempre de ficar dentro de seus limites.
- Depois de atingir o limite de curvatura, se você puder trazer a cabeça para trás e olhar para cima, do contrário, olhe para frente. Lembre-se sempre de não apertar demais o pescoço.
- Nesse ponto, segure Bhujangasana por alguns segundos a alguns minutos, respirando profundamente. Claramente, quanto mais você permanecer lá, maiores serão os benefícios que você experimentará.
Finalmente, relaxe suavemente os braços e lentamente saia da posição. Descanse por alguns segundos no tapete antes de continuar com a prática.
Balasana, a postura da criança
Este exercício de yoga é ótimo para relaxar completamente todos os músculos do pescoço e da parte superior das costas, para que qualquer tensão muscular desapareça.
- Para começar a fazer Balasana, coloque os joelhos no chão e a pélvis em cima deles, as mãos no tapete na largura dos ombros e as mãos alinhadas com as palmas. Os dedões dos pés devem ser unidos.
- Nesse ponto, mude o peso dos quadris para trás e sente-se com as nádegas sobre os calcanhares.
- Os braços podem ser colocados em duas posições:
- Ao longo do corpo e, neste caso, as palmas das mãos voltadas para cima;
- Ou você os deixa esticados sobre a cabeça, enquanto nisso suas palmas estão voltadas para o chão.
- Você também pode manter os joelhos unidos ou na largura do tapete:
- Nesse ponto, solte todo o corpo e deixe a testa tocar o chão. Se não conseguir, vá o mais longe que puder e respire profundamente. Tente se concentrar na parte de trás do corpo e deixe que qualquer tensão nos ombros, costas, pescoço e braços desapareça lentamente, usando a respiração.
- Agora feche os olhos, relaxe completamente e fique na posição da criança pelo tempo que for necessário.
Marjariasana, a postura do gato
Graças ao movimento realizado durante este exercício, o pescoço é submetido a uma delicada massagem que alivia e muitas vezes faz desaparecer a dor cervical. É como uma verdadeira massagem que, no entanto, em vez de ser feita por outra pessoa, você mesmo faz.
- Primeiro fique na posição de quatro apoios.
Certifique-se de que suas mãos estejam alinhadas sob seus ombros e na mesma largura. Os joelhos também devem estar abaixo da pelve e na largura dos quadris. A cabeça deve estar em posição neutra e o peso deve estar distribuído entre as pernas e os braços
- Agora, ao inspirar, comece a arquear as costas para baixo, levante o torso e, finalmente, levante o queixo olhando para cima. Lembre-se de manter os ombros afastados das orelhas e o peito bem aberto.
- Na expiração seguinte, primeiro endireite as costas e depois continue o movimento levantando a parte central da coluna e formando uma espécie de “corcunda”. Ao mesmo tempo, dobre a cabeça para baixo, levando o queixo à garganta e tente olhar para o umbigo.
- Neste ponto, você pode continuar repetindo o ciclo que acabamos de descrever inspirar / olhar para cima e expirar / olhar para baixo. Tente fazer isso lentamente e no ritmo da sua respiração.
Praticar essas posições separada e estaticamente é muito bom para o pescoço, mas também é muito saudável praticar um conjunto de posições de yoga em uma sequência dinâmica.
Na verdade, às vezes acontece que a região cervical precisa de movimento para permitir que algumas tensões se dissolvam. Especialmente quando uma pessoa leva um estilo de vida sedentário, mover as áreas sob tensão pode ser extremamente benéfico e pode fazer a dor desaparecer em pouco tempo.
Claro, se as dores no pescoço forem muito fortes, é melhor que você descanse essa área por alguns dias e comece novamente com esses exercícios de yoga assim que se sentir melhor. É sempre melhor deixar a inflamação passar antes de praticar, caso contrário, o desconforto pode aumentar.
Gostou das dicas? Vamos praticar ! clique aqui
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98