Em 31 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição, data que une, não por acaso, qualidade de vida e de alimentação numa única iniciativa. Os alimentos são fonte de saúde, bem-estar e também o caminho para a recuperação de doenças. Na oncologia, o acompanhamento nutricional não só auxilia no combate à neoplasia como também minimiza efeitos colaterais dos tratamentos. Valorizar e fortalecer a relevância da nutrição oncológica são ações que podem mudar números preocupantes.
“Estima-se que uma em cada três pessoas poderá desenvolver câncer ao longo de suas vidas. E o consumo de alimentos ultraprocessados está associado tanto ao desenvolvimento de câncer quanto ao aumento da mortalidade em geral. O Dia Mundial da Saúde e Nutrição nos lembra do peso que a alimentação adequada tem em nossas vidas”, analisa Ananda Giovana Cabral Silva, nutricionista oncológica e responsável técnica no Centro de Oncologia Campinas.
Organizações cientificas recomendam o acompanhamento nutricional já a partir do diagnóstico de câncer e ao longo de todo o tratamento. Nutrição é o processo biológico em que o organismo, por meio dos alimentos, assimila os nutrientes de que necessita para funcionar plenamente. E os pacientes oncológicos dependem das respostas positivas do organismo para superar a doença.
Ananda acrescenta que muitos pacientes apresentam sintomas logo no início da doença e o nutricionista é fundamental no manejo desses sintomas e na prevenção da desnutrição. “Ao longo do tratamento, estima-se que de 30% a 90% dos pacientes irão apresentar algum grau de desnutrição”, confirma a nutricionista.
Durante o curso da doença, a desnutrição pode comprometer o tratamento oncológico, impedir que o corpo combata as infecções e causar fadiga excessiva, entre outros efeitos negativos. “Manter o consumo de vitaminas, proteínas, minerais, substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e anticarcinogênicas vai auxiliar o corpo a se recuperar e a combater a doença”, destaca.
A boa alimentação, estabelecida com o auxílio de um nutricionista, é ainda capaz de minimizar os sintomas resultantes dos tratamentos de quimioterapia, radioterapia ou da cirurgia. “Pacientes da quimio, por exemplo, podem ter enjoo, falta de apetite, perda de peso ou diarreia. A nutrição oncológica é fundamental porque auxilia na melhora da qualidade de vida tanto quanto na diminuição dos efeitos colaterais. Também reduz a mortalidade e melhora a expectativa de vida desses pacientes”, complementa.
Com a queda da imunidade, o paciente oncológico fica mais suscetível a outras doenças, “por isso pedimos especial atenção e cuidado com a alimentação e como ela é preparada”, orienta a nutricionista. “Os efeitos colaterais do tratamento prejudicam o consumo alimentar desses pacientes, então a nutricionista vai auxiliar na recuperação do estado nutricional e também na identificação de quais são os alimentos melhor tolerados por esses pacientes”, especifica.
Sobre o COC
O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.
Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.
O Centro de Oncologia Campinas completou 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98