Connect with us

Nossa Cidade

Projeto do Sesi Hortolândia é destaque na FEBRACE

Publicado

em

Sesi Hortolândia

Na última sexta-feira (24), aconteceu a cerimônia de premiação da 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Jovens de todo o Brasil apresentaram soluções inovadoras para atender as demandas atuais da sociedade. 

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP (Poli) e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a atividade aconteceu no Centro de Pesquisa e Inovação da USP (Inova USP), no campus Cidade Universitária, em São Paulo. 

Anuncio

A maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil trouxe cerca de 500 projetos de jovens de todo país, propondo soluções para problemas que o mundo enfrenta. Entre eles, o projeto Click Help dos alunos do Sesi de Hortolândia conquistou a quarta posição na colocação geral. 

Em dezembro do ano passado, o dispositivo conferiu aos estudantes Alessandro Alves de Araújo e Thayná Alves Quinteiro a primeira colocação na 10ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M. Neste ano, a aluna Alana de França Silva uniu-se à equipe para dar continuidade ao projeto. Orientados pelos professores Carolina Fernanda de Andrade e Leonardo Panazzolo, o trio focou a pesquisa na resolução da situação-problema, colocando-se como sujeito ativo do processo. Com criatividade, conceitos de tecnologia, inovação e olhar empreendedor conseguiu transpor os muros da escola, ganhando representatividade nacional. 

Advertisement

“Um projeto realizado em nossa unidade, o Sesi Hortolândia, através das disciplinas de eixo do terceiro ano médio com complementação em robótica, utilizando as diretrizes da nossa rede, conquistou espaço como um dos melhores trabalhos na concorrida área de engenharia da Febrace, que neste ano contou com 106 projetos inscritos”, refletiu Panazzolo. “Sinto um orgulho imenso e muita gratidão por ser uma pequena peça dessa conquista. Acreditar no jovem como agente transformador do seu meio é confiar que podemos ter um futuro promissor, pois eles são capazes de fazer isso através da união, criatividade e tecnologia”. 

Durante as apresentações na feira, os alunos tiveram ainda a oportunidade de se envolver com o meio acadêmico, a partir do compartilhamento de experiências com pessoas de todo o Brasil. “Eles trazem questões e as aprofundam buscando referenciais que já estão na literatura, mas também coletando dados na localidade, seja na escola ou na comunidade. Essas crianças e adolescentes percebem como a ciência, a tecnologia e a geração de conhecimentos ajudam no empoderamento, porque eles procuram soluções para problemas que enfrentam”, declarou Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace. 

Segundo a orientadora Carolina, todos os projetos foram avaliados por professores e especialistas da USP, assim como pela Embaixada Americana no Brasil, entre outros patrocinadores. “Além das apresentações, os estudantes puderam participar de palestras e bate papos, com renomados profissionais da área de Pesquisa, Ciência e Engenharia, o que amplia e fortalece muito o trabalho desenvolvido na escola, possibilitando vivências e trocas significativas”. 

Alessandro e Thayná terminaram o terceiro ano do ensino médio no final de 2022 mas, junto de Alana, deixam um legado para a unidade, conquistando mais uma vez posição de destaque por meio de seus estudos. “Este é o tipo de experiência que abre portas e aproxima pessoas, transformando seu mundo e o daqueles que são beneficiados”, concluiu Panazollo. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Ciclista Ciclista
Nossa Região1 minuto ago

Ciclista de 38 anos morre ao cair de ponte com altura superior a 15 metros

Na manhã de ontem (28), uma ciclista de 38 anos, que fazia um trajeto entre Cordeirópolis e Limeira, morreu após...

cachorro cachorro
Brasil16 minutos ago

Projeto que protege pets em voo está parado no Congresso Nacional desde 2022

Desde 2022, um projeto de lei visa melhorar e humanizar o transporte de animais domésticos em voos nacionais e internacionais....

Operação contra balões Operação contra balões
Policial22 minutos ago

Operação contra balões em Campinas: dois policiais feridos e três suspeitos presos

Ontem (28), em Campinas, foi desencadeada a Operação contra balões, intitulada “Risco Baloeiro”, onde três indivíduos foram detidos e dois...

calor e umidade baixa calor e umidade baixa
Nossa Cidade45 minutos ago

Previsão do tempo mostra que calor e umidade baixa retornam à região de Hortolândia esta semana

Calor e umidade baixa, esta será a tônica desta semana, segundo a previsão do tempo para Hortolândia e região. Ou...

ações para combate de queimadas ações para combate de queimadas
Nossa Cidade23 horas ago

Hortolândia registras diversos focos de queimada neste sábado

Hortolândia enfrentou uma intensa nuvem de fumaça na noite de sábado (27), impactando significativamente a qualidade do ar. Moradores relataram...

inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2 inauguração assembléia de Deus Hortolândia - 2
Nossa Cidade23 horas ago

Maior Templo da Assembléia de Deus em Hortolândia realiza evento de pré-inaugurarão

A Igreja Assembléia de Deus, Ministério Belém, marcou um momento significativo em Hortolândia com a pré-inaugurarão de seu novo templo...

shopping-parkcity-sumare shopping-parkcity-sumare
Nossa Região2 dias ago

Shopping ParkCity Sumaré celebra o Dia das Mães com a promoção “Cuidar de Si é Cultivar o Amor”

Somando R$ 250,00 em compras, o cliente ganha um lindo presente Natura para valorizar a importância das mães como mulheres...

Advertisement
cinema

Populares