Cirurgia reparadora faz parte do protocolo de tratamento e é fundamental para devolver a autoestima da paciente
O câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres, depois do câncer de pele. O movimento Outubro Rosa promove diversas ações para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e direitos desde o diagnóstico até o tratamento da doença, que muitas vezes resulta na retirada do seio. Mas o tratamento não para por aí, ou pelo menos não deveria. É que a cirurgia de reconstrução mamária é um direito previsto em lei e faz parte da proposta de tratamento.
O cirurgião plástico Samir Eberlin, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarece que a lei 12.802, sancionada em 2013, garante as mulheres que submetem à mastectomia o direito de ter suas mamas reconstruídas logo após a retirada das mamas, caso ela tenha condição médica. “A reconstrução da mama faz parte da proposta de tratamento para o câncer. É um direito fundamental porque devolve a autoestima da mulher”, explica.
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que em 2016 foram realizadas 62.379 cirurgias de reconstrução de mama no País. Estima-se que deste total, 15% tenham sido por causa de sequelas do câncer de mama.
De acordo com o cirurgião, há estudos que mostram que as mulheres com seio reconstruído têm menos chance de voltar a desenvolver a doença porque o câncer também está relacionado ao equilíbrio emocional. “Mulheres mastectomizadas têm mais tendência à depressão”, afirma.
Apesar de ter um direito garantido em lei, muitas mulheres que dependem do SUS nem sempre conseguem fazer a reconstrução da mama e ficam anos na fila aguardando para fazer a cirurgia reparadora.
A reconstrução das mamas pode ser realizada com utilização de próteses de mama, expansores de tecido ou tecido da própria paciente retirado de outras partes do corpo.
Movimento Outubro Rosa Novembro Azul
O cirurgião plástico Samir Eberlin é um dos apoiadoras e voluntários do “Movimento Outubro Rosa Novembro Azul”, realizado em Sumaré. O movimento promove ações para conscientizar as mulheres e homens sobre a importância da prevenção, além de arrecadar fundos para a realização de exames de mamografia e exame de próstata. Este ano, a estimativa é conseguir recursos para a realização de cerca de mil mamografias. Neste domingo, 8/10, a partir das 8h, acontece a 4ª Caminhada Outubro Rosa. A concentração será na Praça das Bandeiras.
Serviço:
Instituto Santé D´ Ór
Rua Antônio Jorge Chebab, 1716, Centro, Sumaré.
Telefone: 3873 1639 / 9 9602 2026
Clínica Bellederm
Rua Barbosa da Cunha, 437, Guanabara, Campinas.
Telefone: 3213 1700 / 9 7418 9006
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98