Connect with us

Outros

Volvo XC60 Recharge é o SUV que combina com qualquer garagem

Publicado

em

No início de 2021 a Volvo Cars anunciou que só iria comercializar no mercado brasileiro a linha Recharge, modelos 100% elétricos ou híbridos – como já vinha fazendo em outros mercados. Desde então oferece por aqui os sedans S60 e S90 e os SUVs XC40, XC60 e XC90.

O Portal Hortolândia teve a oportunidade de conhecer e avaliar uma das versões do XC60 Recharge: a R-Design, que tem preço a partir de R$389.950,00 e é equipada com o motor Drive-E Turbo Supercharger de 2.0 litros e 4 cilindros de 320 cavalos-vapor de potência e outro elétrico de 87 cavalos-vapor de potência, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras, totalizando 407 cavalos-vapor de potência.

Sua transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. A posição B auxilia na frenagem do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

Esta combinação apresenta um desempenho impressionante e digno de carro esportivo. Mesmo com 2.174 quilos o Volvo XC60 Recharge R-Design vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.

O XC60 Recharge R-Design conta com três modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

• PURE: condução econômica para uso urbano – Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

• HYBRID: uso cotidiano – É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

Este modo conta com duas funções que facilitam o uso no dia a dia. A tecla Hold permite “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel. E a tecla Charge aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.

• POWER: condução esportiva – O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O XC60 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, porém, com maior tempo para a recarga.

O posicionamento inteligente da bateria contribui para um excelente controle dinâmico. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução:

• AWD (All Wheel Drive): tração permanente conforme demanda específica.

• OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

• INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros. Dessa forma, o XC60 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

Design

A grade e para-choques exclusivos incorporam um dos mais avançados sistemas de iluminação do segmento. E a esportividade na traseira também está presente com spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto ótico elevado que caracteriza o modelo conta com feixes de LED e tem desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.

O interior do XC60 Recharge R-Design utiliza metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors.

Os passageiros desfrutam de um interior requintado, com bancos esportivos revestidos em couro e nubuck. Os assentos dianteiros contam com regulagem elétrica de posição, do extensor e do suporte lombar, além de memória.

Devidamente posicionado, o motorista comanda o modelo por meio do volante esportivo revestido de couro, que garantem uma condução ainda mais dinâmica do veículo. Pedais e soleira exclusivos completam os itens de esportividade da cabine.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora diversas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

A tela central de nove polegadas e sensível incorpora o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.

Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto. Também é possível observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e a regeneração de energia. O sistema de áudio é um Harman Kardon e conta com 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Tecnologia e segurança

A inovação se reflete também com o Pilot Assist, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a também auxilia no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. O assistente de direção está integrado ao Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante.

O XC60 dispõe da mais completa tecnologia para evitar acidentes. Equipado com o inovador City Safety, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática não seja suficiente para evitar uma colisão. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O SUV também disponibiliza assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Outro sistema importante é o de proteção em saída de estrada (Run Off Road), que registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia age para reposicionar o veículo de volta à faixa de rolagem esterçando levemente o volante. Se a manobra não surtir o efeito desejado, o modelo inicia uma série de ações para proteger os ocupantes: pré-tensionamento dos cintos de segurança, preparação do sistema de absorção de impactos na estrutura dos bancos dianteiros e, finalmente, o pedal de freio é destravado no ato da colisão para evitar o impacto nas pernas do motorista.

O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança. A Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) ajuda a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;

Já o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System – BLIS) com Cross Traffic Alert avisa sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

Também pensando em segurança, o SUV possui a Care Key, que permite a regulação do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação e Sérgio Dias

Outros

Jaguar amplia família PACE no Brasil com o novo Baby Jag

Publicado

em

A Jaguar apresentou o novo E-PACE, que chega com preço a partir de R$376.950,00 e amplia a oferta da família PACE no mercado brasileiro ao lado do elétrico I-PACE e do SUV esportivo F-PACE.

Apelidado de Baby Jag, o E-PACE é equipado com motorização Ingenium flex com 249 cavalos-vapor de potência e transmissão automática ZF de nove velocidades, com opção de troca pelo paddle shift. O conjunto leva o SUV de 0 a 100 km em 7,5 segundos, com velocidade máxima de 229 km/h.

Seu design foi atualizado e sua frente conta com alterações que começam pela nova abertura inferior e um novo design de malha para a grade, com detalhes no formato de diamante, influenciados pelo logotipo da Jaguar Heritage, novos faróis com assinatura Double J em LED de última geração, que são opcionais e garantem um visual mais fluido e agressivo ao veículo.

Na traseira, o veículo também recebeu importantes aprimoramentos, com novo para-choque e novas saídas de ar, aumentando o tom de esportividade do modelo. Novas lanternas traseiras animadas em LED inspiradas no I-PACE apresentam o gráfico de chicane da Jaguar. Rodas esportivas de 18” pretas com acabamento diamantado completam o visual exterior marcante do veículo.

O interior apresenta conectividade aprimorada e itens que garantem mais refinamento. No coração do novo interior está a tela curva sensível ao toque HD de 11,4 polegadas integrada no centro do painel, que controla o novo sistema de infoentretenimento Pivi Pro. Quimicamente reforçada, a tela possui dois revestimentos: um antibrilho e outro que minimiza as impressões digitais.

Cuidadosamente desenhado com foco no motorista, o interior também proporciona acesso mais fácil ao seletor de marchas e ao dispositivo de carregamento sem fio para smartphone, que é opcional. Todos os pontos de contato do motorista no cockpit do E-PACE são trabalhados com materiais de toque macio, enquanto a área de contato do lado do joelho foi esculpida para proporcionar mais ergonomia e conforto.

A manopla de câmbio possui um novo design, com acabamentos feitos com costura “bola de críquete” e metal, projetado com precisão para um manuseio mais confortável e preciso. O foco na alta qualidade dos materiais estende-se por toda a cabine, com detalhes metálicos nos alto-falantes e nas saídas de ar-condicionado. O veículo também ganhou um novo volante mais moderno e intuitivo. Teto solar panorâmico e bancos dianteiros elétricos com 12 ajustes completam o interior.

O novo E-PACE também está equipado com o sistema inteligente de tração integral da Jaguar, que entrega uma direção mais dinâmica ao veículo. O novo sistema AWD utiliza a tecnologia Standard Driveline, que distribui automaticamente o torque entre as rodas dianteira e traseira para garantir que a tração seja sempre maximizada. O modelo conta ainda com o sofisticado conceito de suspensão traseira Integral Link, que separa forças laterais e longitudinais, fornecendo a combinação ideal de direção responsiva com absorção e refinamento.

O modelo chega ao Brasil equipado com a mais avançada arquitetura eletrônica de veículos da Jaguar, a EVA 2.0, que dá suporte a uma série de tecnologias para garantir que o veículo esteja sempre conectado e atualizado. O sistema de infoentretenimento Pivi Pro do veículo agora é acessado através de uma nova tela HD, mais sensível ao toque de 11,4 polegadas. Os principais benefícios dessa incluem clareza aprimorada – ela é três vezes mais brilhante e 48% maior que a tela anterior – e novas estruturas de menu, que permite ao motorista acesso mais simplificado.

O novo e avançado sistema Pivi Pro, de série no novo E-PACE, possui sua própria fonte de energia dedicada, portanto, a navegação fica pronta assim que o motorista estiver ao volante, enquanto os aplicativos incorporados disponíveis fornecem funcionalidade completa mesmo sem o seu smartphone. Outros recursos conectados incluem a integração do calendário do Google e do Microsoft Outlook, o que permite ao motorista visualizar diários de trabalho e até mesmo participar de chamadas importantes através do sistema hands-free.

A conectividade Pivi Pro do veículo é fornecida pela mais recente tecnologia dual-sim com dois modems LTE, que tornam possível que o sistema realize múltiplas funções ao mesmo tempo, como streaming de mídia e download de atualizações SOTA, sem comprometer o desempenho. A conectividade avançada SOTA (software over the air) proporciona que os clientes baixem e instalem atualizações de software sem ter de visitar uma revenda Jaguar. Os updates são baixados em segundo plano, com os clientes notificados por um alerta detalhando as principais alterações. Para atualizações que exigem que o veículo seja desligado, os clientes podem agendar uma hora conveniente para instalação.

O veículo conta ainda com o sistema de ionização do ar da cabine, melhorando a qualidade do ar interior por meio da tecnologia Nanoe, que remove alérgenos e odores desagradáveis. O avançado sistema possui filtragem PM 2.5, que captura partículas ultrafinas, para melhorar a saúde e o bem-estar dos ocupantes.

O novo E-PACE também apresenta pela primeira vez a tecnologia ClearSight Interior Retro View Mirror da Jaguar (opcional). Usando uma câmera traseira grande angular, o sistema alimenta imagens em uma tela de alta definição dentro do espelho retrovisor oferecendo uma visão desobstruída ao motorista.

A mais recente tecnologia 3D Surround Camera do veículo oferece ainda a funcionalidade 3D avançada, utilizando a mais recente tecnologia de câmera para fornecer diversas opções de visualização para o motorista na hora de dar ré e manobrar o veículo.

Confira um vídeo do Jaguar E-PACE neste link: https://youtu.be/AxKjZfz5fSM.

Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

Continue Lendo

Outros

A evolução do cassino online em números

Publicado

em

Na história recente, o surgimento de cassinos online fez com que a indústria continuasse a crescer – em tamanho, variação e popularidade! De jogos clássicos de mesa a emocionantes caça-níqueis e jogos de ação ao vivo, todos estão disponíveis para jogar online, na ponta dos dedos.

Se você visitar um cassino online hoje, verá uma grande variedade de jogos para desfrutar. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Continue lendo enquanto investigamos o passado, o presente e o futuro do cassino online, e de uma forma que é fundamental para qualquer jogo de cassino – em números!

1994

Este número é o mais significativo, pois é onde tudo começou. O primeiro antecessor dos cassinos online foi desenvolvido no ano de 1994. Comparado aos elaborados sites de cassino de hoje, a primeira empresa de jogos com dinheiro de verdade na Internet oferecia apenas alguns jogos e tinha a interface mais simples. O software foi desenvolvido pela Microgaming, que se tornou uma grande empresa na indústria de jogos.

Apenas dois anos depois, em 1996, o InterCasino – outro provedor ainda popular na indústria hoje – estabeleceu o primeiro cassino online com dinheiro de verdade, que deu aos seus jogadores a chance de apostar com dinheiro, com um sistema de pagamento online integrado.

200

No final de 1996, havia apenas 15 sites de cassino online, mas apenas alguns anos após a sua introdução, no início dos anos 2000, a Internet era abundante com fornecedores de jogos, com mais de 200 deles localizados apenas no Reino Unido.

As coisas ficaram ainda melhores para o crescimento do cassino, pois em 2005 foi criado o Gambling Act, o que significa que se tornou totalmente legal no Reino Unido. O ato tornou-se totalmente ativo em 2007 e, no final de 2008, a indústria britânica de cassinos valia mais de £8,36 bilhões.

A partir de 2013, você pode acessar mais de cem cassinos do seu celular, e agora as operadoras desenvolveram seus próprios aplicativos para os jogadores baixarem. Se isso te intriga, você deveria tentar Blackjack, Roleta ou mesmo caça-níqueis no seu celular.

1.6 bilhões

Nos dias de hoje, estima-se que existam 1,6 bilhão de jogadores em todo o mundo, participando de seus jogos favoritos em cassinos físicos e sites online. 25 milhões deles estão baseados no Reino Unido e, desse número, 10 milhões de britânicos optam por jogar jogos de cassino na web. Isso significa que apenas no Reino Unido, o setor de cassino online tem um valor de £14 bilhões.

Como sempre, a indústria de cassinos é um dos setores de crescimento mais acelerado do mundo, com os jogos online continuando a ser a escolha preferida dos jogadores.

92.9 bilhões

Agora, vamos olhar para o futuro do cassino. Em todo o mundo, os casinos online continuaram a crescer em popularidade e, em 2023, estima-se que a indústria irá gerar uma enorme receita de US$92,9 bilhões! Isso pode ser atribuído ao fato de que os cassinos online são legais na maioria dos países, em comparação com os estabelecimentos físicos. Além disso, países como Malta, França, Alemanha e Espanha também legalizaram o jogo, contribuindo ainda mais para o crescimento e evolução do cassino.

Continue Lendo

Outros

Portugal tem mais de 23 mil vagas de empregos sem candidatos qualificados

Publicado

em

Imigrante e apresentadora do Canal Vamu Ver!, Cristina Maya comenta a necessidade de mão de obra qualificada para o setor de restauração e construção civil

Um dos países mais procurados pelos brasileiros para imigrar, Portugal possui diversas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de negócios. Além disso, uma pesquisa recente aponta que existem inúmeras ofertas de empregos que cidadãos portugueses não querem realizar, abrindo ainda mais portas para estrangeiros.

A produtora de conteúdo e apresentadora do canal Vamu Ver!, Cristina Maya, relata que o mesmo não ocorre desde 2017. “O fato de existirem tantas vagas abertas e poucas pessoas querendo ocupá-las é curioso e é de interesse principalmente daqueles que buscam uma oportunidade nesse país”.

A notícia foi reportada pelo canal TVI 24, da rede de televisão portuguesa, com base na pesquisa realizada pelo IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional de Portugal, que alega que no momento há mais de 23 mil vagas de empregos sem pessoas cumprindo os requisitos necessários para contratação.

Em sua maioria, as vagas abertas estão associadas aos setores de construção civil e restauração, mas o país não possui mão de obra adequada para os serviços ofertados. Segundo Cristina, isso ocorre porque no momento há menos imigrantes em Portugal.

A apresentadora também apresentou o site ao público do canal, visando que mais pessoas possam ter acesso para cadastrar seus currículos e quem sabe ter a oportunidade de trabalhar na Europa. “Nossa intenção é justamente ajudar aqueles que têm interesse em imigrar, mas ajudar de forma efetiva com a chance de conseguir um emprego e maior segurança de estar no país”, ela finaliza.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.

Continue Lendo

Populares